CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA CONSUMIDA PELA COMUNIDADE ASSENTAMENTO VÃO GRANDE, MUNICÍPIO DE BARRA DO BUGRES/MT

Autores

  • Tadeu Miranda de Queiroz
  • Adryenne Cristinni de Oliveira Andrade
  • Fernanda da Silva Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v3i4.12177

Resumo

Objetivou-se com o presente trabalho, realizar uma avaliação da qualidade microbiológica da água consumida pela população do Assentamento Quilombola Vão Grande localizado no município de Barra do Bugres/MT. A população existente no Assentamento não tem acesso à água encanada e tratada, logo recorrem ao abastecimento de água alternativo de forma precária. As análises foram realizadas no Campus da UNEMAT de Barra do Bugres, nos Laboratórios de Microbiologia e de Qualidade de Água, com o propósito de classificar a qualidade da água, baseando-se em portarias de potabilidade de água em relação aos coliformes total e fecal. O método aplicado foi o substrato definido colilert Presença/Ausência, utilizando a Escherichia coli como principal indicador de contaminação fecal. As análises foram realizadas em triplicata, regularmente mês a mês num total de seis meses, tendo como ponto de coleta as casas de moradores do Assentamento Vão Grande. Constatou-se que a água apresenta contaminação tanto de coliformes totais, quanto fecais em quase totalidade dos pontos durante o período de avaliação. Concluiu-se que a água é imprópria para consumo in natura, devendo a mesma passar por um processo de tratamento, pelo menos básico, com filtragem e desinfecção por cloro. Evidenciou-se também a necessidade da realização de análises microbiológicas e a conscientização dos moradores sobre a qualidade da água consumida.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

MIRANDA DE QUEIROZ, T.; DE OLIVEIRA ANDRADE, A. C.; DA SILVA FERREIRA, F. CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA CONSUMIDA PELA COMUNIDADE ASSENTAMENTO VÃO GRANDE, MUNICÍPIO DE BARRA DO BUGRES/MT. Acta Iguazu, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 145–154, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v3i4.12177. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/12177. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS