PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE FEIJOEIRO EM FUNÇÃO DA ÉPOCA DE APLICAÇÃO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA DE COBERTURA EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO

Autores

  • Fernando Muller
  • Luiz Antônio Zanão Junior

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v4i2.12874

Resumo

Conhecer a melhor época de se realizar a adubação nitrogenada em cobertura é uma informação importante para se obter melhor aproveitamento dos nutrientes. Assim, o presente trabalho tem por objetivo avaliar o efeito da época de aplicação da adubação nitrogenada em cobertura em duas cultivares de feijoeiro (IPR Curió e IPR Tangará), de diferentes ciclos e hábitos de crescimento, em sistema plantio direto. O experimento foi instalado na Estação Experimental do Instituto Agronômico do Paraná localizada em Santa Tereza do Oeste - PR, na safra 2013/2014. O solo da área é classificado como Latossolo Vermelho Distroférrico, com boa fertilidade e teor de carbono orgânico de 36 g/kg. A parcela experimental foi formada por seis linhas, com espaçamentos de 0,45 m e com 6 m de comprimento. Foram consideradas como área útil, as quatros fileiras centrais, descartando-se dois metros das extremidades. A adubação química de base foi de 270 kg/ha do formulado 04-30-10. A adubação nitrogenada de cobertura (tratamentos) foi aplicada em uma única vez, á lanço, sem incorporação, nas respectivas épocas avaliadas. Foram determinados os teores foliares de N, quantidade de vagens e grãos por planta, massa de cem grãos e a produtividade. Os dados foram submetidos à análise de variância e o efeito das épocas avaliado por análise de regressão. Não houve efeito da época de aplicação da adubação nitrogenada nas variáveis avaliadas para IPR Tangará e IPR Curió, com exceção dos teores foliares nessa última cultivar, que aumentaram linearmente em função da época de aplicação de N. 

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

MULLER, F.; ZANÃO JUNIOR, L. A. PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE FEIJOEIRO EM FUNÇÃO DA ÉPOCA DE APLICAÇÃO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA DE COBERTURA EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO. Acta Iguazu, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 45–57, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v4i2.12874. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/12874. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS