ALTERNATIVAS PARA TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO FINAL DE CINZAS E CASCAS DE ARROZ. ESTUDO DE CASO DE UMA COOPERATIVA DO OESTE DO PARANÁ

Autores

  • Andrei Antonio Mondardo
  • Carlos Eduardo Camargo Nogueira
  • Samuel Nelson Melegari de Souza
  • Claudinei Almeida
  • Leonardo Contini
  • Solles Augusto Rovaris
  • Andresa Mondardo de Oliveira
  • Carla Dal Piva

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v4i4.13969

Resumo

O presente trabalho buscou alternativas para disposição da cinza de casca de arroz proveniente da combustão da mesma, através de um estudo de caso. O estudo de caso ocorreu em uma cooperativa de beneficiamento de arroz que está localizada no oeste do Paraná. Seu objetivo foi quantificar o volume de cinza produzido mensalmente e propor alternativas de tratamento e disposição para esse resíduo. A cooperativa gera cerca de 30 m³.dia-1 de resíduo de cascas de arroz, que após sua queima em caldeira, resulta em 5 m³.dia-1 de cinza. Existe grande dificuldade em armazenar e descartar este material, pelo fato da quantidade diária ser pequena. Com esse estudo foi possível determinar a massa de cinza em quilogramas para dimensionar o reservatório para armazenar esse resíduo durante um mês para posterior descarte, baseada na determinação da densidade que foi de 0,2342 kg l-1 Também foi possível conhecer seu comportamento se descartada em lagoas de tratamento, cuja sedimentação foi de 84,86% e flotação de 15,14%. 

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

ANTONIO MONDARDO, A.; CAMARGO NOGUEIRA, C. E.; MELEGARI DE SOUZA, S. N.; ALMEIDA, C.; CONTINI, L.; AUGUSTO ROVARIS, S.; MONDARDO DE OLIVEIRA, A.; DAL PIVA, C. ALTERNATIVAS PARA TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO FINAL DE CINZAS E CASCAS DE ARROZ. ESTUDO DE CASO DE UMA COOPERATIVA DO OESTE DO PARANÁ. Acta Iguazu, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 81–88, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v4i4.13969. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/13969. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS