ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS E ENERGÉTICAS DE BLENDAS DE FARELO DE SOJA COM BAGAÇO DE CANA E SERRAGEM DE EUCALIPTO

Autores

  • Bruna Hochscheidt
  • Fabiana Pieta
  • Aline Bavaresco
  • Adriana Ferla de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v5i5.15918

Resumo

Entre as várias fontes para produção de energia, a biomassa vegetal apresenta um grande potencial de crescimento, embora seja considerada ultrapassada para alguns. Vários estudos buscam melhorar a qualidade e a seleção das matérias - primas e técnicas para o uso da biomassa energética. Diante da necessidade de se conhecer as características das mais variadas matérias - primas, o objetivo deste estudo foi a caracterização físico - química e energética de blendas de farelo de soja com bagaço de cana e serragem de eucalipto. Para os ensaios propostos foram determinados por análise imediata os teores de materiais voláteis (TMV), carbono fixo (TCF) e cinzas (TCZ)e o poder calorífico superior (PCS). O acréscimo do percentual de farelo de soja nas blendas elevou o PCS e TCZ, no entanto, este ainda é considerado baixo não comprometendo o processo de combustão. Pelos resultados obtidos verifica-se que as blendas possuem potencial para serem utilizadas como biomassa energética e também podem ser submetidas a estudos futuros de compactação para produção de briquetes. 

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

HOCHSCHEIDT, B.; PIETA, F.; BAVARESCO, A.; FERLA DE OLIVEIRA, A. ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS E ENERGÉTICAS DE BLENDAS DE FARELO DE SOJA COM BAGAÇO DE CANA E SERRAGEM DE EUCALIPTO. Acta Iguazu, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 1–9, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v5i5.15918. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/15918. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS