Emergência e desenvolvimento inicial de plântulas de Cártamo (Carthamus tinctorius L.) inoculadas com Azospirillum Brasilense

Autores

  • Claudia Luiza Maziero
  • Reginaldo Ferreira Santos
  • Luzia Aparecida Bispo Leite
  • Lais Fernanda Juchem do Nascimento
  • Michel Anderson Masiero

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v6i5.18475
Agências de fomento

Resumo

Devido à necessidade do uso de tecnologias que possam promover o desenvolvimento e melhorar a produtividade do Cártamo, novas biotecnologias como a inoculação de plântulas é uma das alternativas que está em evolução, permitindo a fixação biológica de nitrogênio. Objetivou-se com este trabalho avaliar os efeitos da inoculação do Cártamo com Azospirillum brasilense Estirpes AbV5 e AbV6 na formulação de veículo líquido. Os experimentos foram realizados em Cascavel, PR no período de Maio a Junho de 2017. O Delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados, (com e sem produto comercial) em esquema fatorial 2x2 com cinco repetições, consistente nos genótipos IMA-2232, IMA-4409.  Os dados de emergência foram coletados até o 15º dia. Ao 30º dia as plantas foram colhidas para a realização das demais análises pertinentes. Onde foram avaliados a porcentagem de emergência, índice de velocidade de emergência, tempo médio de germinação, velocidade média de emergência, massa fresca e seca das plantas, comprimento de raiz e planta, diâmetro do caule. Através das análises observou-se que não houve grande diferença significativa quanto a variáveis analisadas. O Inoculante A. Brasilense apresentou maior eficiência em relação à germinação das plântulas. 

Downloads

Publicado

15-12-2017

Como Citar

MAZIERO, C. L.; FERREIRA SANTOS, R.; BISPO LEITE, L. A.; JUCHEM DO NASCIMENTO, L. F.; MASIERO, M. A. Emergência e desenvolvimento inicial de plântulas de Cártamo (Carthamus tinctorius L.) inoculadas com Azospirillum Brasilense. Acta Iguazu, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 104–113, 2017. DOI: 10.48075/actaiguaz.v6i5.18475. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/18475. Acesso em: 19 abr. 2024.