Comparação dos parâmetros de qualidade e emissão de gases poluentes de biodiesel provindo de óleo de Girassol e óleo de fritura de girassol

Autores

  • Cristiano Fernando Lewandoski
  • Edward Seabra Júnior
  • Daniel Marcos Dal Pozzo
  • Reginaldo Ferreira Santos

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v6i5.18484
Agências de fomento

Resumo

Na busca de se tornar independente de combustíveis fósseis as Cooperativas e propriedades rurais estão produzindo biodisel para uso próprio sem incidência de impostos como PIS, COFINS e outros tributos para o seu próprio consumo. Pelo processo de transesterificação transformou-se os óleos girassol e óleo de fritura de girassol em biodisel, realizou-se os procedimentos para determinar a densidade, viscosidade, e índice de acidez. Comparando com as normas brasileiras, americanas e europeias verificou-se conformidade dos biodieseis em relação aos parâmetros analisados. Correlacionando trabalhos existentes na literatura observou-se que a emissão de gases poluentes do biodiesel de Girassol é o menos agressivo em relação ao biodiesel de óleo de fritura de girassol e aos derivados do petróleo.

Downloads

Publicado

15-12-2017

Como Citar

LEWANDOSKI, C. F.; SEABRA JÚNIOR, E.; DAL POZZO, D. M.; FERREIRA SANTOS, R. Comparação dos parâmetros de qualidade e emissão de gases poluentes de biodiesel provindo de óleo de Girassol e óleo de fritura de girassol. Acta Iguazu, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 133–139, 2017. DOI: 10.48075/actaiguaz.v6i5.18484. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/18484. Acesso em: 16 abr. 2024.