Percepção ambiental de alunos do ensino fundamental sobre o gerenciamento de resíduos sólidos

Autores

  • Camila da Silva Machado
  • Guilherme da Silva Couto
  • Felippe Martins Damaceno

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i5.23793
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ambiente Escolar, Educação Ambiental, Estudantes.

Resumo

O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar a percepção ambiental de alunos do ensino fundamental acerca de aspectos inerentes ao gerenciamento de resíduos sólidos, em uma escola localizada no município de São Miguel do Iguaçu, Paraná. Foi utilizada a abordagem quali-quantitativa, aplicando um questionário para os estudantes dos oitavo e nono anos, com questões dissertativas. Os resultados evidenciaram que os alunos possuem conhecimento superficial sobre a temática, havendo uma sútil atenção com a segregação dos resíduos, porém, não há conscientização das implicações ambientais, econômicas e sociais relacionadas ao gerenciamento de resíduos sólidos. Neste sentido, estratégias devem ser delineadas para implantação da Educação Ambiental nas escolas, visto que tais abordagens no ambiente escolar permitem que o aluno tenha uma percepção ambiental mais ampla e compreenda melhor as relações entre o homem e o meio em que vive.

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Publicado

17-12-2019

Como Citar

MACHADO, C. da S.; COUTO, G. da S.; DAMACENO, F. M. Percepção ambiental de alunos do ensino fundamental sobre o gerenciamento de resíduos sólidos. Acta Iguazu, [S. l.], v. 8, n. 5, p. 69–77, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v8i5.23793. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/23793. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS