Modelagem matemática para predição da perda de água por erosão em um Latossolo argiloso sob sistema plantio direto

Autores

  • Mayra Beatriz Semiano Castro Universidade estadual do oeste do Paraná
  • Deonir Secco Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Pablo Chang Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Matheus Rodrigues Savioli Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v10i2.26530
Agências de fomento
Universidade Estadual do oeste do Paraná, Laboratório de Física do solo, Fundação Araucária, Projetos de iniciação científica, IAPAR

Palavras-chave:

erosão hídrica, otimização, sistemas de manejo

Resumo

A erosão é uma das principais causas de degradação dos solos agrícolas, os fatores da erosão hídrica são influenciados principalmente pela forma de uso e manejo do solo. O objetivo deste trabalho é o de desenvolver um modelo matemático de predição de perdas de água por erosão em um Latossolo argiloso. O experimento foi realizado em Cascavel – PR em lavoura comercial de milho sob sistema de plantio direto. Os tratamentos utilizados para determinação das taxas de perdas de água por erosão foram seis espécies de cobertura de verão:  Milheto; Guandu anão; Crotalaria juncea; Feijão guandu; Crotalaria spectbilis e Mucuna preta. As propriedades físicas como densidade, macroporosidade, microporosidade, porosidade total e condutividade hidráulica saturada foram monitoradas e relacionadas ao estado estrutural do solo. A cada precipitação durante o cultivo de milho foi efetuada a coleta de perda de água, mensurando a quantidade precipitada e medindo o volume de água dentro de cada recipiente coletor por meio de provetas graduadas. Também foram coletadas durante o ciclo do milho a massa seca da palha para verificar a influência do resíduo vegetal na superfície nas perdas de água por erosão. Foram realizadas análises de regressão linear múltipla das perdas de água em função dos parâmetros analisados, verificando quais apresentaram maiores coeficientes de correlação de Pearson. De acordo com o modelo matemático gerado, as variáveis macroporosidade, microporosidade, condutividade hidráulica do solo saturado e massa seca de palha foram os parâmetros mais importantes para estimar as perdas de água por erosão.

Biografia do Autor

Mayra Beatriz Semiano Castro, Universidade estadual do oeste do Paraná

Graduanda de Engenharia Agrícola

Deonir Secco, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Agronomia e Professor na Engenharia Agrícola da Unioeste

Pablo Chang, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Matematico e  Mestre e Doutorando em Engenharia de energia na agricultura

Matheus Rodrigues Savioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduando em Engenharia Agrícola

Downloads

Publicado

23-06-2021

Como Citar

SEMIANO CASTRO, M. B.; SECCO, D.; CHANG, P.; SAVIOLI, M. R. Modelagem matemática para predição da perda de água por erosão em um Latossolo argiloso sob sistema plantio direto. Acta Iguazu, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 13–22, 2021. DOI: 10.48075/actaiguaz.v10i2.26530. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/26530. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS