EFEITO DA COMPETIÇÃO INTRA E INTERESPECÍFICA DE CARPA HÚNGARA E TILÁPIA SOBRE A PREDAÇÃO DE OEDOGONIUM SP. EM VIVEIROS DE PISCICULTURA

Autores

  • Rogério Klak Santos
  • Rogério Antonio Krupek

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v2i3.8621

Resumo

A predação efetuada por peixes sobre macroalgas fornecem informações importantes na compreensão da influência de organismos sobre a exploração de recursos alimentares, sendo que interações interespecíficas e intraespecíficas podem promover efeitos particulares sobre este processo. O presente estudo foi realizado em laboratório de piscicultura (Unespar, União da Vitória), no período de dezembro de 2012 a janeiro de 2013. As espécies de peixes selecionadas foram a carpa húngara (Cyprinus carpio) e a tilápia (Oreochromis niloticus). Foi avaliado o processo de competição intraespecífica e interespecífica destas espécies sobre a predação de algas macroscópicas. Os resultados mostraram diferenças estatisticamente significativas (p<0,05) tanto para o tempo (24 e 48 horas) quanto entre os tratamentos, comprovando que Oedogonium sp. sofreu predação de ambas as espécies de peixes. O efeito das interações inter e intraespecíficas de tilápia e carpa húngara demonstram influências sobre o processo de predação da alga e que este está relacionado com características biológicas e comportamentais dos peixes.   

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

KLAK SANTOS, R.; KRUPEK, R. A. EFEITO DA COMPETIÇÃO INTRA E INTERESPECÍFICA DE CARPA HÚNGARA E TILÁPIA SOBRE A PREDAÇÃO DE OEDOGONIUM SP. EM VIVEIROS DE PISCICULTURA. Acta Iguazu, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 58–72, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v2i3.8621. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/8621. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS