INFLUÊNCIA DA VARIABILIDADE DA TEMPERATURA AMBIENTE NA CO-DIGESTÃO ANAERÓBIA DE DEJETOS DE BOVINOCULTURA DE LEITE E CAMA DE AVIÁRIO

Autores

  • Giovana Giacobbo
  • Dilcemara Cristina Zenatti
  • Armin Feiden
  • Milton Fernando de Jesus Blanco
  • Caroline Monique Tietz
  • Rafaely Weber

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v2i5.9180

Resumo

Os resíduos agropecuários vêm aumentando a cada dia, os quais têm sido um grande problema, pois são fonte de poluição ambiental e vetores na transmissão de doenças. Uma das soluções para estes resíduos é tratá-los em biodigestores, com a possibilidade de gerar energia além de biofertilizante. Estes sistemas já estão sendo adotados por alguns produtores com boas perspectivas de incentivos e desenvolvimento para tal tecnologia. O presente trabalho teve como objetivo, verificar a influência da variação da temperatura ambiente na produção de biogás com utilização de dejetos de bovinocultura de leite e cama de aviário em um biodigestor experimental contínuo da marca Bioköhler. O trabalho foi realizado na Estação Experimental Antonio Carlos dos Santos Pessoa, que pertence à UNIOESTE – Campus de Marechal Cândido Rondon, entre o período de maio a junho de 2013. Como resultado tem-se que a maior produção de biogás foi encontrada na 6ª semana, sendo de 4,68 m³ e a média da temperatura externa foi de 18,58 ºC, observou-se que a temperatura externa ao biodigestor influencia na temperatura interna, alterando consequentemente a produção de biogás.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

GIACOBBO, G.; ZENATTI, D. C.; FEIDEN, A.; DE JESUS BLANCO, M. F.; TIETZ, C. M.; WEBER, R. INFLUÊNCIA DA VARIABILIDADE DA TEMPERATURA AMBIENTE NA CO-DIGESTÃO ANAERÓBIA DE DEJETOS DE BOVINOCULTURA DE LEITE E CAMA DE AVIÁRIO. Acta Iguazu, [S. l.], v. 2, n. 5, p. 55–69, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v2i5.9180. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/9180. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS