ANÁLISE DO DESEMPENHO LUMÍNICO DE UM DUTO DE LUZ SOLAR: AVALIAÇÃO COM DIFERENTES DISPOSITIVOS DE CONTROLE DE LUZ, NA CIDADE DE CURITIBA

Autores

  • Gandhi Escajadillo Toledo
  • Alexandre Vieira Pelegrini

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v3i1.9611

Resumo

Os de dutos de luz solar possibilitam a redução do consumo de energia elétrica associada à iluminação artificial, contribuindo também para aumentar o conforto lumínico nos ambientes internos através da aplicação estratégica de uma fonte de energia natural e abundante: a luz solar. Apesar dos benefícios destes sistemas serem amplamente discutidas na literatura técnica internacional, no Brasil ainda são poucos os estudos que investigam o desempenho destas tecnologias dentro do contexto nacional. O presente artigo tem como objetivo analisar o desempenho de um protótipo de duto de luz solar, com diferentes dispositivos de controle de luz, numa casa de teste localizada na cidade de Curitiba-PR. Foi realizada esta análise em duas etapas: A comparação do desempenho lumínico de dois sistemas de difusão de luz e a análise do desempenho dos dispositivos de redirecionamento de luz. Os maiores acréscimos correspondem ao difusor claro, nos céus coberto e semicoberto nos pontos mais próximos ao tubo de luz solar, foi registrado um acréscimo de até 150% no nível de iluminâncias. Para o céu claro, este acréscimo não é tão elevado, porque a iluminação fornecida pela janela contribui com maiores valores de iluminâncias nos pontos afastados da janela. Entre os dois dispositivos de redirecionamento de luz propostos, o dispositivo que abrange a maior área da difusor é o caso mais eficiente. Esta eficiência é superior nos céus claro e semicoberto. O protótipo desenvolvido com todos os dispositivos de controle de luz apresenta um desempenho considerável.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

ESCAJADILLO TOLEDO, G.; VIEIRA PELEGRINI, A. ANÁLISE DO DESEMPENHO LUMÍNICO DE UM DUTO DE LUZ SOLAR: AVALIAÇÃO COM DIFERENTES DISPOSITIVOS DE CONTROLE DE LUZ, NA CIDADE DE CURITIBA. Acta Iguazu, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 37–49, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v3i1.9611. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/9611. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS