EDUCAÇÃO, ÉTICA E CIDADANIA: REFERENCIAIS PARA AS ESCOLAS DA REDE SINODAL DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Alvori Ahlert

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v1i2.1129

Resumo

Esta tese estudou as concepções de educação, ética e cidadania como referenciais para a Rede Sinodal de Educação. Parte-se da análise desses conceitos no contexto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal n. 9.394/96 que, apesar de representar a hegemonia do movimento neoliberal daquele período, possibilitou a construção de uma concepção emancipadora e libertadora de educação intercruzada com a ética e a cidadania. Para a Rede Sinodal de Educação, esta possibilidade passa pela compreensão de que a escola comunitária confessional luterana é uma escola pública não-estatal. E, ao assumir esta condição, ela pode reencontrar em Lutero e Comenius a concepção de uma educação emancipadora da pessoa humana fundada na ética e na cidadania; concepções e princípios que perpassaram os séculos e estiveram presentes na história das escolas comunitárias confessionais luteranas aqui erguidas pelos imigrantes alemães. Entretanto, o afastamento entre igreja e comunidades mantenedoras e as escolas comunitárias levou essas escolas a uma crise de identidade, de ética e de cidadania, sofrendo, assim, um processo de privatização empreendida pelas elites do seu entorno social. nas décadas de 1980 e 1990. Neste sentido, a presente tese defende que o resgate da legitimidade das escolas comunitárias filiadas à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB passa pela ressignificação da concepção de educação emancipadora, adotando uma gestão administrativa e pedagógica democrática e participativa. Trata-se de uma ressignificação do ensino e da aprendizagem imbricada com o cotidiano da vida e uma avaliação humana que permite a autonomia do educando a partir dos princípios de uma política educacional da IECLB construída coletivamente, sustentada em princípios educacionais emancipadores e em princípios de uma concepção de ética e de cidadania gestados na história da cultura protestante com Martin Lutero e John Amos Comenius como expoentes da reforma luterana e da construção de um projeto pedagógico humanista, respectivamente, em consonância com os valores da pessoa humana, desenvolvidos desde o comunitarismo cristão; e hoje presentes e atualizados, de forma diferente, em pensadores humanistas como Paulo Freire e Jürgen Habermas

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

AHLERT, A. EDUCAÇÃO, ÉTICA E CIDADANIA: REFERENCIAIS PARA AS ESCOLAS DA REDE SINODAL DE EDUCAÇÃO. Alamedas, [S. l.], v. 1, n. 2, 2000. DOI: 10.48075/ra.v1i2.1129. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/1129. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios