Segurança pública e democracia

fatores históricos e sociológicos da dinâmica jurídica e judicial no Brasil

Autores

  • Livio Silva de Oliveira PPGS-UFRGS
  • Gabriel Guerra Câmara PPGS-UFRGS
  • Geverson Ferrari Brigada Militar e UFPel

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v5i1.16896
Agências de fomento

Palavras-chave:

Segurança Pública, Polícia, Subcidadania, Segurança Cidadã.

Resumo

O objetivo deste texto é discutir o campo da Segurança Pública no Brasil, enquanto a atividade estatal que apresenta resistências no processo de estabelecimento de uma justiça de transição no Brasil, a qual efetive um controle social democrático. Metodologicamente, realizou-se uma revisão da literatura, de corte histórico, sobre a temática da segurança pública, demonstrando-se, a partir do acúmulo de estudos nessa área, realizados após a redemocratização, que este é um campo institucional resistente quanto ao estabelecimento de uma nova maneira de atuação, voltada para uma sociedade de regras democráticas. Auxiliado pela Sociologia das Conflitualidades do espaço social, demonstra-se como a segurança pública vivencia tensões no sentido da reorganização do paradigma tradicional de funcionamento dessa atividade no país, que passa aos poucos a admitir inovações e reordenações. Nesse sentido, há iniciativas que buscam produzir novas orientações para as instituições integrantes desse sistema, ancoradas em um longo debate dos movimentos sociais e acadêmico, em especial sobre o papel das polícias militares nesse contexto. A pauta da desmilitarização das polícias, as inovadoras políticas públicas do setor dos últimos dez anos, embora com avanços e retrocessos, e a formulação da noção de Segurança Cidadã, são indicativas desse processo de mudança social e institucional no contexto latino-americano.  

Biografia do Autor

Livio Silva de Oliveira, PPGS-UFRGS

Doutorando e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania (IFCH/UFRGS) e membro da rede de pesquisadores do Laboratório de Etnografia Metropolitana (IFCS/UFRJ). Especialização em Sociologia Política e Cultura pela PUC-RIO. Bacharel em Ciências Sociais/ Sociologia pela Universidade Candido Mendes.

Gabriel Guerra Câmara, PPGS-UFRGS

Bacharel em Ciências Sociais (UFRGS), Mestre e Doutorando em Sociologia (PPGS/UFRGS), membro do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania e do Grupo Magistratura, Sociedade e Política, ambos da UFRGS.

Geverson Ferrari, Brigada Militar e UFPel

1º Sargento da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, Bacharel em Direito (UniRitter), Graduando em Filosofia (UFPel), Especialista em Segurança Pública com Cidadania (UFRGS), Mestre em Sociologia do PPGS/UFRGS, membro do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania, UFRGS.

Downloads

Publicado

18-10-2017

Como Citar

OLIVEIRA, L. S. de; CÂMARA, G. G.; FERRARI, G. Segurança pública e democracia: fatores históricos e sociológicos da dinâmica jurídica e judicial no Brasil. Alamedas, [S. l.], v. 5, n. 1, 2017. DOI: 10.48075/ra.v5i1.16896. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/16896. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios