Gênero e o trabalho na pecuária familiar

uma leitura a partir da divisão sexual do trabalho

Autores

  • Tatielle Langbecker Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v5i2.18132
Agências de fomento
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, CAPES (bolsa)

Palavras-chave:

Divisão de sexual do trabalho, Gênero, Pecuária familiar.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar elementos da estrutura de trabalho e das dinâmicas familiares que identifiquem a divisão sexual do trabalho na pecuária familiar em Encruzilhada do Sul/RS, calcadas na perspectiva de gênero. Sinaliza-se que a situação das mulheres na pecuária familiar em determinada realidade no Rio Grande do Sul concorda com a ótica da divisão sexual do trabalho na agricultura, constituída pelas atividades de trabalho determinadas conforme os sexos. Metodologicamente fundamenta-se na perspectiva qualitativa utilizando-se de entrevistas com mulheres pecuaristas familiares e analisando-as a partir da análise de conteúdo categorial. Por fim, salienta-se que a pecuária de corte local carrega aspectos socioculturais que a instituem como atividade masculina. As mulheres são responsabilizadas por trabalhos “auxiliares”, mesmo que sejam os mesmos desempenhados pelos homens.

Biografia do Autor

Tatielle Langbecker, Universidade Federal de Santa Maria

Tecnóloga em Agronegócio pela Universidade Federal do Pampa, Mestre em Desenvolvimento Rural e Doutoranda em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

20-01-2018

Como Citar

LANGBECKER, T. Gênero e o trabalho na pecuária familiar: uma leitura a partir da divisão sexual do trabalho. Alamedas, [S. l.], v. 5, n. 2, 2018. DOI: 10.48075/ra.v5i2.18132. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/18132. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios