Panoptismo às identidades educacionais de passarofes de uma escola do campo

inadubações sobre o isso

Autores

  • Raoany de Souza Ribeiro Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Unioeste campus Francisco Beltrão https://orcid.org/0000-0002-8681-8211
  • Giseli Monteiro Gagliotto Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Unioeste campus Francisco Beltrão

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v6i2.19043
Agências de fomento
Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Panoptismo, identidade, passarofes, lesbianidades cis, escola do campo.

Resumo

Objetivamos primeiramente, fomentar o estranhamento/curiosidade nas palavras diferentes no título deste trabalho. Sobretudo, a pretensão central dessa pesquisa é trabalhar o conceito de panoptismo de Foucault, como questões de vigília e controle das identidades de passarofes (palavra que mistura pássaro com professor junto a uma linguagem não-binária) de uma escola do campo, trazendo conceitos como inadubação (não-dito e suas consequências), assim como o isso, referindo-se ao como es passarofes se direcionavam ao falar de lesbianidades. Este artigo então é um recorte de uma das questões abordadas na dissertação de mestrado chamada: Discursos e Não-Discursos do Isso: passarofes de uma escola do campo, inadubações e lesbianidades cis. Utilizamos como diálogo teórico, um artigo produzido anteriormente pelas mesmas autorias, cujo título é: Panoptismo às identidades lésbicas: a escola que vigia, rotula, pune e controla. Percebemos, então, que existem hierarquias de controle e poder dependendo de quem, quando e onde são alvos do panoptismo, neste caso, es passarofes como um lugar mais privilegiado em relação a alunes, e desprivilegiado em relação à coordenação, diretoria, governo, Estado ou sistema educacional brasileiro. Olhos que se observam e se vigiam a partir de uma escada de privilégios sociais diante de suas identidades e de seus corpos.

Biografia do Autor

Raoany de Souza Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Unioeste campus Francisco Beltrão

Giseli Monteiro Gagliotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Unioeste campus Francisco Beltrão

Downloads

Publicado

06-07-2018

Como Citar

RIBEIRO, R. de S.; GAGLIOTTO, G. M. Panoptismo às identidades educacionais de passarofes de uma escola do campo: inadubações sobre o isso. Alamedas, [S. l.], v. 6, n. 2, 2018. DOI: 10.48075/ra.v6i2.19043. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/19043. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios