Educação do campo e neoliberalismo

uma breve trajetória da educação no MST

Autores

  • Andre Luiz de Souza IFPR
  • Vinicius Gaspechoski Aurélio Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v6i2.19189
Agências de fomento

Palavras-chave:

Neoliberalismo. Políticas Públicas. Educação do Campo.

Resumo

Este artigo objetivou compreender as nuanças da ideologia neoliberal sobre as políticas públicas educacionais voltadas para Educação do Campo no Estado brasileiro. Buscamos refletir a partir do levantamento bibliográfico, de leituras e aproximações na tríade que compreende a Educação do Campo, as políticas públicas e a implantação do neoliberalismo no Brasil. Para isso, tomamos a teoria marxista como elemento estruturador do estudo. Recuamos no tempo na tentativa de reconstruir os (des)caminhos trilhados pelas políticas públicas no Brasil ao longo de sua história. Este trabalho é resultado da pesquisa desenvolvida pela Pós-Graduação Lato Sensu em Educação do Campo, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, que teve por objetivo principal analisar os impactos das políticas públicas na educação do campo.

Biografia do Autor

Andre Luiz de Souza, IFPR

Licenciatura plena em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e bacharelado em Ciências Sociais pela mesma instituição (UNIOESTE).. Especialista em Educação do Campo e Agroecologia na Agricultura Familiar e Camponesa- Residência Agrária pela Universidade Estadual de Campinas- SP.(UNICAMP) Mestrado em Ciências Sociais na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atualmente é professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Atua nas áreas da Sociologia do Trabalho, Sociologia Rural, Sociologia do Meio Ambiente e Sociologia do Desenvolvimento e , desenvolvendo pesquisas com ênfase nas relações que se estabelecem entre os modos de organização do trabalho urbano e rural na contemporaneidade e os processos de subjetivação dos trabalhadores, especialmente a participação em movimentos sociais e nos processos de formulação e implantação de políticas públicas de trabalho e renda.

Vinicius Gaspechoski Aurélio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Especialista em Educação do Campo pela UNIOESTE (2017), Licenciado e Bacharelado em Ciências Sociais pela UNIOESTE (2013), Professor da SEED/PR, Foz do Iguaçu.

Downloads

Publicado

06-07-2018

Como Citar

SOUZA, A. L. de; AURÉLIO, V. G. Educação do campo e neoliberalismo: uma breve trajetória da educação no MST. Alamedas, [S. l.], v. 6, n. 2, 2018. DOI: 10.48075/ra.v6i2.19189. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/19189. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios