TRABALHO E SUAS TRANSFORMAÇÕES NO CAPITALISMO: ANÁLISE A PARTIR DA SOCIOLOGIA

Autores

  • Gilberto Souza Romeiro UFPB/Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS)

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v8i1.23739
Agências de fomento

Palavras-chave:

Capitalismo. Clássicos. Sociologia. Trabalho

Resumo

Resumo: O objetivo principal do artigo é destacar a questão da centralidade da categoria “trabalho” no pensamento sociológico clássico, bem como associar os principais conceitos presentes nas correntes teóricas dos autores às novas conjunturas e dinâmicas do mundo do trabalho na contemporaneidade. A proposta de aproximação teórica e diálogos com autores mais atuais da área de Sociologia possibilitou uma ampliação do olhar e da compreensão acerca das transformações e dos impactos do capitalismo sobre as diferentes esferas das relações de trabalho, bem como sobre os aspectos mais ligados à subjetividade dos indivíduos. Enfatiza-se, portanto, que desde os primórdios do pensamento social, o trabalho tem se constituído como eixo central de leitura e compreensão da realidade e que suas transformações e reconfigurações têm acompanhado o próprio decurso do capitalismo.

Biografia do Autor

Gilberto Souza Romeiro, UFPB/Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS)

Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Downloads

Publicado

14-08-2020

Como Citar

ROMEIRO, G. S. TRABALHO E SUAS TRANSFORMAÇÕES NO CAPITALISMO: ANÁLISE A PARTIR DA SOCIOLOGIA. Alamedas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 134–149, 2020. DOI: 10.48075/ra.v8i1.23739. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/23739. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios