O CAMPO DO ENSINO SUPERIOR E SEUS CONFLITOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DE PIERRE BOURDIEU E GEORG SIMMEL

Autores

  • Ednilson Barbosa Oliveira Universidade estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v8i1.24811
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ensino superior, Campo, Posições, Conflitos

Resumo

Este trabalho tem por objetivo, refletir os conceitos de dois autores importantes, o sociólogo alemão Georg Simmel, que trata sobre os conflitos entre indivíduos, e que ao mesmo tempo justifica-os como necessários à manutenção de uma estrutura social. O outro autor é o sociólogo francês Pierre Bourdieu, que apresenta o conceito de campo, o qual representa um espaço abstrato e se estrutura a partir de posições. O campo é ocupado por indivíduos, e através de conflitos disputam tais posições, onde ocorre a tentativa do novo de adentrar nesse espaço, e por outro lado o dominante, que busca manter seu domínio. Desta forma, buscamos identificar a convergência de ideias desses autores, se as de Simmel podem auxiliar acerca das disputas que ocorrem em um campo. Por fim, trazemos para o centro dessa reflexão o campo do ensino superior, refletindo sobre ele, na perspectiva desses dois autores.

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Publicado

14-08-2020

Como Citar

OLIVEIRA, E. B. O CAMPO DO ENSINO SUPERIOR E SEUS CONFLITOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DE PIERRE BOURDIEU E GEORG SIMMEL. Alamedas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 87–98, 2020. DOI: 10.48075/ra.v8i1.24811. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/24811. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios