Entre o luxo e o trabalho escravo

a atualidade de Marx na crítica contemporânea à exploração no mercado da moda

Autores

  • Hallana Maria Almeida de Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v8i1.24814
Agências de fomento

Palavras-chave:

Karl Marx, Moda, Trabalho

Resumo

Nas recentes notícias tornou-se recorrente uma série de denúncias à grifes e marcas de luxo, sendo a questão do trabalho em condições análogas à escravidão uma das principais problemáticas deste nicho de mercado no ramo da moda. Nesse contexto, temas como exploração e produção de bens tornam-se destaque e dialogam diretamente com a teoria marxiana de trabalho. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo refletir sobre a exploração de profissionais da indústria da moda à luz das contribuições teórico-conceituais de Karl Marx, evidenciando a possibilidade de seu uso para analisar fenômenos atuais. Em princípio faz-se necessário apresentar a noção de trabalho em Marx atrelada às reflexões sobre trabalho escravo na contemporaneidade. Em seguida, aborda-se a questão da fetichização da mercadoria a partir da relação de alienação que os trabalhadores do ramo de corte e costura possuem com as peças produzidas, que posteriormente serão comercializadas para um grupo seleto de pessoas a qual estes não pertencem. Por fim, seguindo este raciocínio, refletiu-se sobre o consumo de produtos dessas grifes enquanto marcadores de classe, corroborando para a ideia de alienação e fetiche de mercadoria em relação àqueles que estão na base da cadeia produtiva do mercado da moda.

Biografia do Autor

Hallana Maria Almeida de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada no curso de Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente cursa o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia desta mesma instituição.

Downloads

Publicado

14-08-2020

Como Citar

CARVALHO, H. M. A. de. Entre o luxo e o trabalho escravo: a atualidade de Marx na crítica contemporânea à exploração no mercado da moda. Alamedas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 150–162, 2020. DOI: 10.48075/ra.v8i1.24814. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/24814. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios