Breve história da globalização ocidental e seus custos ambientais

Autores

  • Arthur Soffiati Professor aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.48075/amb.v2i1.24225
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ocidente, capitalismo, globalização, ambiente natural

Resumo

Neste artigo, pretendemos efetuar uma reflexão sobre o processo de globalização da atualidade. Reco­nhecemos globalizações promovidas por estilos de vida que se alastraram pelo mundo sem dominação política, econômica e cultural, como o das sociedades paleolíticas e neolíticas, que se diversificavam à medida em que se disseminavam pelo mundo. Várias civilizações também se globalizaram parcialmente. A maior e mais duradoura de todas antes do mundo ocidental foi a da civilização helênica, expressa no Império Romano. Todas elas causaram impactos sociais, culturais e ambientais. Nenhuma, porém, tem sido tão prolongada em tão impactante como a globalização da civilização ocidental, tanto no espaço como no tempo. Como nenhuma, seus impactos socioambientais têm sido causados pelo sistema econô­mico capitalista. No presente artigo, procuramos examinar as transformações do ambiente natural em todo o planeta sob a pressão do modo de produção capitalista, assim como a constituição de uma nova ciência, que só pode ser tratada, pela complexidade de seu objeto, de forma transdisciplinar; no mínimo de forma multidisciplinar.

Biografia do Autor

Arthur Soffiati, Professor aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes/RJ

Doutor em história social com ênfase em história ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Associado 1, aposentado da Universidade Federal Fluminense

Referências

ALMADA, André Álvares. Tratado breve dos rios de Guiné e Cabo Verde. Porto: Typographia Commercial Portuense, 1841.

ANDERSON, Perry. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. Porto: Afrontamento, s/d.

BLOCH, Marc. A sociedade feudal. Lisboa: Edições 70, 1982.

CADAMOSTO, Luís de e SINTRA, Pedro de. Viagens. Lisboa: Academia Portuguesa da História, 1948.

CASTRO FARIA: A Colônia em movimento: fortuna e família no cotidiano colonial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.

COELHO, Francisco de Azevedo (atribuído). Descrição da costa da Guiné desde Cabo Verde até Serra Leoa com todas as ilhas e rios que os brancos navegam (1669). In: PERES, Damião (introdução e anotações). Duas descrições seiscentistas da Guiné. Lisboa: Ministério do Ultramar, 1953.

COELHO, Francisco de Lemos. Descrição da costa de Guiné e situação de todos os portos e rios dela e roteiro para se poderem navegar todos seus rios (1684). In: PERES, Damião (introdução e anotações). Duas descrições seiscentistas da Guiné. Lisboa: Academia Portuguesa de História, 1953.

CROSBY, Alfred W. Imperialismo ecológico – a expansão biológica da Europa: 900-1900. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

DIAS, Ondemar e NETO, Jandira. Pesquisas arqueológicas no sítio do Caju. Campos dos Goytacazes: Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, 2014.

DONELHA, André. Descrição da Serra Leoa e dos rios de Guiné e do Cabo Verde. Lisboa: Junta de Investigações Científicas do Ultramar, 1977.

FELICIANO, José Fialho e NICOLAU, Victor Hugo (edição e notas). Memórias de Sofala: etnografia e história das identidades e da violência entre diferentes poderes no centro de Moçambique – séculos XVIII e XIX. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1998.

FRAGOSO, João Luiz Ribeiro e FLORENTINO, Manolo. O arcaísmo como projeto: mercado atlântico, sociedade agrária e elite mercantil no Rio de Janeiro, c. 1790-c.1840. Rio de Janeiro: Diadorim, 1993.

FRAGOSO, João Luiz Ribeiro. Homens de grossa aventura: acumulação e hierarquia na praça mercantil do Rio de Janeiro (1790-1830). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1992.

FURTADO, Celso. O mito do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

GRUZINSKI, Serge. As quatro partes do mundo: história de uma mundialização. Belo Horizonte/São Paulo: UFMG/Edusp, 2014.

LE GOFF, Jacques. A história deve ser dividida em pedaços. São Paulo: Unesp, 2015.

LIMA, Tania Andrade e SILVA, Regina Coeli Pinheiro da. Zoo-arqueologia: alguns resultados para a pré-história da ilha de Santana. In: Revista de Arqueologia 2 (2). Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, jul/dez de 1984.

LIVERANI, Mario. Antigo Oriente: história, economia e sociedade. São Paulo: Edusp, 2016.

LOVELOCK. James. As eras de Gaia  a biografia da nossa Terra viva. Rio de Janeiro: Campus, 1991;

LOVELOCK. James. Gaia  um novo olhar sobre a vida na Terra. Lisboa: Edições 70, s/d.

MARX, Karl. O Capital, Livro Primeiro, Volume II. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, s/d.

MORIN, Edgar. Fraternidade: para resistir à crueldade do mundo. São Paulo: Palas Athena, 2019.

MAZOYER, Marcel e ROUDART, Laurence. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea. São Paulo: Unesp; Brasília: NEAD, 2010.

NEVES, Eduardo Góes. Não existe neolítico ao sul do Equador: as primeiras cerâmicas amazônicas e sua falta de relação com a agricultura. In: BARRETO, Cristiana, LIMA, Helena Pinto e BETANCOURT, Carla Jaimes (org.). Cerâmicas arqueológicas da Amazônia: rumo a uma nova síntese. Belém: IPHAN/Ministério da Cultura, 2016.

GAMA, Vasco da. O descobrimento das Índias: o diário de Vasco da Gama. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998.

PEREIRA, Duarte Pacheco. Esmeraldo de Situ Orbis. Lisboa: Tipografia Universal, 1905.

RAWORTH, Kate. Economia Donut: uma alternativa ao crescimento a qualquer custo. Rio de Janeiro: Zahar, 2019.

TOYNBEE, Arnold J. Helenismo. História de uma civilização. Rio de Janeiro: Zahar, 1969.

VEIGA, José Eli da. O Antropoceno e a ciência do sistema Terra. São Paulo: Editora 34, 2019.

WALLERSTEIN, Immanuel. O sistema mundial moderno - vol. 1: A agricultura capitalista e as origens da economia-mundo europeia no século XVI. Porto: Afrontamento, s/d.

WALLERSTEIN, Immanuel. O sistema mundial moderno vol. 2: O mercantilismo e a consolidação da economia-mundo europeia. Porto: Afrontamento, s/d.

WALLERSTEIN, Immanuel. O sistema mundial moderno vol. 3: A segunda era de grande expansão da economia-mundo capitalista (1600-1750). Porto: Afrontamento, s/d.

ŽIZEK, Slavoj. Em defesa das causas perdidas. São Paulo: Boitempo, 2011.

Downloads

Publicado

22-06-2020

Como Citar

SOFFIATI, A. Breve história da globalização ocidental e seus custos ambientais. AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 144, 2020. DOI: 10.48075/amb.v2i1.24225. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/24225. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos