A importância do conhecimento e do manejo biológico do solo tropical para a agroecologia sob a perspectiva de Ana Maria Primavesi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/amb.v2i2.26587
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ana Primavesi, agroecologia, biocenose, solo vivo, trofobiose.

Resumo

O presente artigo foi elaborado a partir das reflexões de Ana Maria Primavesi sobre a importância do solo para a vida, bem como de sua vasta contribuição nos campos da agricultura e agroecologia. Nele, busca-se traçar um paralelo entre sucessão ecológica, que desencadeia a formação de solos e, consequentemente, o surgimento de diferentes ecossistemas, além de discutir a importância do processo de decomposição da matéria orgânica em solos tropicais, onde a biocenose do solo é pobre, porém viva, conceito que, a princípio, pode parecer contraditório, mas que é complementar e fundamental. Procura-se explicar também que, a partir de pesquisas desta cientista, a concepção de solo (vivo) se tornou fundamental para os estudos relacionados à agroecologia. As informações aqui sistematizadas estão fundamentadas em três fontes: a primeira emana da própria Ana, com quem tive o privilégio de conviver nos seus últimos anos de vida, o que me possibilitou escrever sua biografia; a segunda fonte são os livros e artigos científicos que ela publicou; e a terceira, importante e relevante, são os manuscritos que nos legou, os quais, pouco a pouco, fui digitalizando e disponibilizando na internet. Estes textos – que ela não publicou – estão em folhas soltas, sem data e, com eles, acredito, ela gestou o embrião de seus futuros livros. Quase todos já estão disponíveis no site que organizei (www.anamariaprimavesi.com.br). Assim, optei, neste artigo, por colocar a essência (sob a perspectiva da agroecologia) do que esta grande cientista sempre defendeu: a diferença entre os solos tropicais e os temperados e, como essa diferença define um manejo nos trópicos completamente diferente do que se pratica no hemisfério norte. Ademais, mesmo antes de se usar o termo “sucessão ecológica” ou “trofobiose”, Ana já havia trabalhado esses conceitos, evidenciando as diferentes comunidades clímax de determinados ambientes, e estudando nutrição vegetal a partir do aporte científico que trouxe de sua formação na Áustria, e de seu contínuo trabalho de pesquisa, que permeou toda a sua vida acadêmica no Brasil.

Referências

CHABOUSSOU, Francis. Plantas doentes pelo uso de agrotóxicos: Novas bases de uma prevenção contra doenças e parasitas – teoria da trofobiose. São Paulo: Expressão Popular, 2006.

KNABBEN, Virgínia M. Ana Maria Primavesi: Histórias de vida e agroecologia. São Paulo: Expressão Popular, 2016.

PASCHOAL, Adilson D. Pragas, agrotóxicos e a crise ambiente: Problemas e soluções. São Paulo: Expressão Popular, 2019.

PRIMAVESI, Ana. Agricultura Sustentável. São Paulo: Nobel, 1992.

PRIMAVESI, Ana. Manejo ecológico do solo: A agricultura em regiões tropicais. São Paulo: Nobel, 2002.

PRIMAVESI, Ana. Manual do Solo Vivo: Solo sadio, planta sadia, ser humano sadio. São Paulo: Expressão Popular, 2016.

PRIMAVESI, Ana. A biocenose do solo na produção vegetal & Deficiências minerais em culturas, nutrição e produção vegetal. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

PRIMAVESI, Ana. Cartilha da terra. São Paulo: Expressão Popular, 2020.

PRIMAVESI, Ana. Manuscritos. Itaí, SP, s/d.

SEVILLA GUZMÁN, Eduardo; GONZÁLEZ DE MOLINA, Manuel. Sobre la agroecología: algunas reflexiones en torno a la agricultura familiar en España. In: GARCÍA DE LEÓN, Maria A. (org.). El campo y la ciudad. Madri: MAPA, 1996, p.153-197.

Downloads

Publicado

18-12-2020

Como Citar

MENDONÇA KNABBEN, V. A importância do conhecimento e do manejo biológico do solo tropical para a agroecologia sob a perspectiva de Ana Maria Primavesi. AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 190, 2020. DOI: 10.48075/amb.v2i2.26587. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/26587. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos