Liberdade e circunstância:

a dialética da vida biográfica frente o drama da indeterminação ontológica

Autores

  • Edson Ferreira da Costa

DOI:

https://doi.org/10.48075/aoristo.v3i1.24882
Agências de fomento

Palavras-chave:

Liberdade, Circunstância, Vida, Bibliografia

Resumo

O tema da liberdade em Ortega é central na compreensão do que ele vai definir como sendo a vida humana na sua dimensão histórica e biográfica. Partindo de uma concepção de vida como “quehacer”, é condição do humano exercitar a sua capacidade de escolha frente a indeterminação ontológica que marca a vida de todo e qualquer indivíduo. A tarefa de definir sua trajetória de vida passa pela ação livre do homem de escolher o que pretende projetivamente viver. Porém, essa dimensão projetiva encontra-se sempre dentro de um universo circunstancial que facilita ou dificulta o exercício da liberdade e impõe ao homem modos de ser que estão dentro de um universo histórico. Ao mesmo tempo que viver é ser livre para elaborar a sua história de vida, esse fazer vital não acontece fora da
dimensão circunstancial, porque sendo com a circunstância, o viver implica em contar com ela em todo e qualquer modo de ser no mundo.

Downloads

Publicado

10-05-2020

Como Citar

COSTA, E. F. da. Liberdade e circunstância:: a dialética da vida biográfica frente o drama da indeterminação ontológica. Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 164–178, 2020. DOI: 10.48075/aoristo.v3i1.24882. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/aoristo/article/view/24882. Acesso em: 23 abr. 2024.