Sobre a Revista

Assinaturas: Nosso periódico é de Acesso Aberto (Open Access), permitindo o acesso livre e gratuito a todos os artigos publicados. 

Taxas: O periódico Caderno de Educação Física e Esporte não cobra taxa de processamento de artigos (TPA) (or Article Processing Charges - APC) para publicação de seus artigos.

Licença: Direitos Autorais são distribuídos a partir da licença Creative Commons (CC  BY-NC-SA - 4.0).

Submissão: Temos um sistema de submissão em "fluxo contínuo". Ou seja, os manuscritos podem ser submetidos em qualquer momento.

Política contra o Plágio: O Caderno de Educação Física e Esporte testará todos os manuscritos submetidos a revista e verificar a existência de cópias indevidas.

Avaliação: Adotamos uma política de avaliação dos artigos pelo sistema de revisão duplo-cego por pares (double-blind peer review).

Publicação Continua (Rolling Pass/Continuously updated): Os trabalhos aceitos para publicação e tiveram os procedimentos editoriais encerrados serão imediatamente publicados na página da revista, no formato definitivo, desde a sua publicação, até o fechamento do Volume.

 

Políticas Editoriais

  • Foco e Escopo
  • Políticas de Seção
  • Processo de Avaliação pelos Pares
  • Periodicidade
  • Política de Acesso Livre
  • Arquivamento
  • Avaliadores Ad Hoc (Pareceristas)

 

Foco e Escopo

O periódico Caderno de Educação Física e Esporte tem os seguintes objetivos:

1 - publicar pesquisas científicas que incentivem o debate sobre fenômenos concernentes à Educação Física, Esporte, Lazer e Atividade Física; e

2 - publicar estudos, pesquisas e documentos científicos que fundamentem e contribuam para a intervenção pedagógica/profissional na área de Educação Física, Esporte, Lazer, Saúde e Atividade Física.

 

Políticas de Seção

Artigo Original

Artigo Original se constitui como uma investigação inédita baseada em dados (coleta de dados seja com seres humanos, animais ou com outras fontes), com rigor na seleção dos dados e utilizando princípios teórico-metodológicos científicos. O Artigo Original contém as fases fundamentais da pesquisa científica: o problema e os objetivos, o delineamento dos métodos e a análise dos dados, os resultados e discussão e a conclusão. É, então, um texto dissertativo que busca apresentar à comunidade científica resultados de um estudo inédito sobre determinada área de conhecimento.

 

Artigo de Revisão

Artigo de Revisão é constituído de uma análise crítica e reflexiva sobre um material já elaborado (publicado), formado principalmente de artigos originais. Um Artigo de Revisão deve ser metodologicamente delineado pelas orientações do PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), mesmo não sendo uma revisão sistemática para estudos clínicos.

 

Relato de Experiência

Relato de Experiência é um artigo que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação (por exemplo, um projeto de extensão universitária, uma experiência pedagógica ou profissional, etc.). Nele são claramente descritos as motivações e os delineamentos metodológicos utilizado no projeto para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele (a) que a viveu. O Relato de Experiência é feito de modo contextualizado, com objetividade e consubstanciado teoricamente. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória.

(Para maiores detalhes click aqui).

 

Ensaio

Ensaio é um artigo de caráter crítico sobre determinado tema ou questão científica, por vezes ainda pouco debatida, e com diferentes perspectivas de análise. O Ensaio é redigido de forma contextualizada, a fim de expor lógica e claramente as reflexões e argumentação dos autores. Ou seja, o Ensaio deve mostrar criticamente as contradições teórico-científicas sobre o tema, levando os leitores a também refletirem criticamente sobre o tema numa perspectiva futura de investigação.

 

Ponto de Vista

Ponto de Vista se constitui como um artigo sobre um tema em que há divergências teóricas e metodológicas, em que os autores apresentam a sua contribuição na reflexão sobre o mesmo. O Ponto de Vista se diferencia do artigo de Ensaio quando os autores defendem claramente um posicionamento teórico sobre determinado tema em questão. Ao apresentarem um claro posicionamento sobre determinada abordagem teórica sobre o tema, sua defesa não implicará, necessariamente, numa orientação para investigações futuras.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Após o recebimento do manuscrito, a avaliação é procedida segundo a originalidade, a objetividade, a coerência e a consistência teórico-metodológica, considerando também as adequações às normas técnicas estabelecidas, sendo operacionalizada através de uma política de revisão duplo-cego por pares (double-blind peer review). Todos os trabalhos serão avaliados por, no mínimo, dois revisores Ad Hoc (sendo ao menos um deles obrigatoriamente externo) com experiência profissional-acadêmica na área, os quais não serão informados sobre a origem e os autores dos artigos. Estes avaliadores emitirão parecer fundamentado que será utilizado pelos editores para decidir sobre a aceitação do manuscrito.


Os critérios de avaliação dos trabalhos são:
Originalidade: se o trabalho representa uma produção inédita, inventiva, baseada numa abordagem criativa e não apenas repetitiva.
Objetivação: se o trabalho consegue apreender os elementos constitutivos do fenômeno estudado (ainda que seja uma tentativa nunca completa), fazendo isso em consonância com o referencial teórico-metodológico adotado.
Coerência: se o trabalho elabora um processo argumentativo que não apresente contradições. Significa sua propriedade lógica, ou seja, contêm argumentações bem estruturadas, desdobramento do tema de modo progressivo e sistemático, com começo, meio e fim. Evolui o trabalho sem contradições, com técnicas apropriadas e conhecimento de autores e teorias.
Consistência: se o trabalho apresenta argumentação sólida, passível de ser questionada e mesmo assim resistir. As argumentações são atuais e/ou são legítimas para a explicação do fenômeno estudado.
Normas técnicas: se o trabalho está apresentado em acordo com a forma de linguagem, redação e formatação adequadas à área de conhecimento.

 

Periodicidade

O Caderno de Educação Física e Esporte (CEFE) tinha periodicidade semestral até 2019 (volume 17). Durante os anos de 2020 e 2021 (volumes 18 e 19), teve sua periodicidade quadrimestral ( Jan./Abr.;  Mai./Ago.; Set./Dez.), e desde 2022 (volume 20) passou a publicar seus artigos na modalidade de publicação contínua (Rolling Pass), num único volume, com divulgação das publicações numa versão impressa no formato digital (.pdf).

O CEFE  integra o Projeto SABER (Sistema de Acesso à Biblioteca Eletrônica de Revistas) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste.

O Projeto SABER usa a plataforma OJS (Open Journal Systems - Versão 3.3.0.4).

 

Política de Acesso Livre

Nosso periódico é de acesso livre e imediato a partir do momento da publicação de cada artigo e fascículo, que são distribuídos sob licença do Creative Commons (BY-NC-SA - 4.0), que permite que o usuário também tenha acesso aberto a todos os demais artigos já publicados.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Avaliadores Ad Hoc (Pareceristas)

 

Adelar Aparecido Sampaio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Ademir Faria Pires, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil

Alan Camargo Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil

Alberto Saturno Madureira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Alex Branco Fraga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Alexandra Folle, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil

Alexandre Palma, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil

Alexandre Vinicius Bobato Tozetto, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil

Alexandro Andrade, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil

Aline Dessupoio Chaves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Brasil

Aline Miranda Strapasson, Faculdade de Americana (FAM) Brasil

Aline Tschoke Vivan, Instituto Federal do Paraná (IFPR)/ Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Alvori Ahlert, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Ana Carolina Capellini Rigoni, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil

Ana Luiza Barbosa Anversa, Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA), Brasil

Ana Maria Pereira, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil

Andréia Juliane Drula, Universidade Paranaense (UNIPAR), Brasil

Andreia Pelegrini, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil

Anselmo de Athayde Costa e Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil

Arestides Pereira da Silva Júnior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Ariane Pacheco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil 

Ariane Silveira Dias Zabaleta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Bruna Solera, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil

Bruno Otávio de Lacerda Abrahão, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univale), Brasil

Caio Corrêa Cortela, Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Pedagogia do Esporte (NP3-Esporte), Brasil

Camila Cristina Fonseca Bicalho, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Brasil

Camila Rinaldi Bisconsini, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil

Carine Collet, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil

Carlos Fabre Miranda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil 

Carolina Fernandes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil 

Cassiano Ricardo Rech, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Cezar Barbosa Santolin, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil

Cibele Biehl Bossle, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (ITFRS), Brasil

Cintia Brasil, Associação Educacional Luterana Bom Jesus (IELUSC), Brasil

Claus Dieter Stobaus, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil

Crisieli Maria Tomeleri, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Brasil

Cristiano Roque Antunes Barreira, Universidade de São Paulo (USPRP), Brasil

Cristino Julio Alves da Silva Matias, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil 

Dalmo Roberto Lopes Machado, Universidade de São Paulo (USPRP), Brasil

Daniel Alvarez Pires, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil

Danilo Reis Coimbra, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Brasil

Danilo Rodrigues Pereira Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFSE), Brasil

Dartel Ferrari Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Dayane Cristina Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Denilson Castro Teixeira, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil

Dimitri Wuo Pereira, Universidade Nove de Julho (Uninove), Brasil

Douglas Roberto Borella, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Éderson Andrade, Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), Brasil

Edilson Hobold, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Edmilson Santos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Edson Hirata, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Brasil

Edson Marcelo Hungaro, Universidade de Brasília (UnB), Brasil

Eduardo Klein Carmona, Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasil

Eduardo Vignoto Fernandes, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Brasil

Eliane Denise Araújo Bacil, Universidade Positivo (UP), Brasil

Eliane Mahl, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Brasil

Elto Legnani, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Brasil

Enrico Fuini Puggina, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

Ernani Xavier Filho, Universidade de Londrina (UEL), Brasil

Esteban Manuel Barcelona, Universidad Nacional de Rio Cuarto (UNRC), Argentina

Ester Liberato Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Brasil

Evandra Hein Mendes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Fabiana Gonçalves de Oliveira Azevedo Matos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Fabiane Castilho Teixeira, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil

Fabiano Bossle, Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS), Brasil

Fábio Hech Dominski, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil

Fábio Luiz Cheche Pina, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Brasil

Fabrício João Milan, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Felipe Arruda Moura, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil

Felipe Canan, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Brasil

Fernando Augusto Starepravo, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil

Fernando Jaime González, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Brasil

Fernando Neitzke, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil

Fernando Pereira Cândido, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil

Flávio Py Mariante Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Franciele Fernandes Baliero, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Brasil

Francisco Salviano Sales Nobre, Instituto Federal do Ceará (IFC), Brasil

Frederico Jorge Saad Guirra, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Brasil

Gabriel Henrique Treter Gonçalves, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil

Gabriela Simone Harnisch, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Gelcemar Oliveira Farias, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil

Gileno Edu Lameira de MeloUniversidade do Estado do Pará (UEPA), Brasil

Gilmar Carvalho Cruz, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Brasil

Giovani Firpo Del Duca, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Gislaine Cristina Vagetti, Universidade Paranaense (Unespar), Brasil

Giuliano Gomes de Assis Pimentel, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil

Glauco Nunes Souto Ramos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil

Guilherme Guimarães Bevilacqua,  Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil

Guilherme Moraes Balbim, University of Illinois at Chicago (UI), USA

Gustavo André Borges, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Gustavo Kiyosen Nakayama, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Guy Ginciene, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Hector Luiz Munaro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESBA), Brasil

Héres Faria Ferreira Becker Paiva, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Brasil

Hugo Tourinho Filho, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

Ileana Wenetz, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil

Isabella Caroline Belem, Centro Universitário de Maringá (Unicesumar) Universidade Paranaense (Unipar), Brasil

Ivan Bremm de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Brasil

Ivan José Magayewski Bonet, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil

Ivan Marcelo Gomes, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil

Ivan Wallan Tertuliano, Universidade Anhembi Morumbi (UAM), Brasil

Ivana dos Santos Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Ivone Job, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Jalusa Andréia Storch, Universidade Federal de Goiás (UFG) - Regional de Catalão, Brasil

João Fernando Christofoletti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

João Guilherme Cren Chiminazzo, Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), Brasil

João Marcelo de Queiroz Miranda, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Brasil

Jociane de Carvalho Myskiw, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil

Joel Saraiva Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil

Jorge Both, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

José Carlos Mendes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

José Francisco Grezzana, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil

Jose Luiz dos Anjos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil

Juan Pedro Fuentes Garcia, Universidad de Extremadura (UEx), España

Juliana de Paula Figueiredo, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil

Juliana de Paula Figueiredo, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Brasil

Juliana Dias Boaretto, Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Brasil

Juliana Pizani, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Juliano de Souza, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil

Junior Vagner Pereira Silva, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasil

Karina Alves da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Kelly Samara Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Larissa Rosa da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Layla Maria Campos Aburachid, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Brasil

Leandro Forell, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Brasil

Leila Salvini, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil

Lino Castellani Filho, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil

Luciano Juchem, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Brasil

Lucinar Jupir Forner Flores, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Ludgero Braga Neto, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

Luís Eduardo Thomassim, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil

Luiz Fernando Framil Fernandes, Universidade da Região da Campanha (URCAM), Brasil

Luiz Fernando Gouvêa-e-Silva, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Brasil

Luiz Gustavo Nascimento Haas, Faculdade de Motricidade Humana (FMH), Portugal

Maick da Silveira Viana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Brasil

Marcelo Moraes e Silva, Universidade federal do Paraná (UFPR), Brasil

Marcelo Rampazzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Marcelo Romanzini, Universidade Estadual de Londrina (UEL) Brasil

Marcos Bagrichevsky, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Brasil

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil

Marcos Roberto Queiroga, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (Unicentro), Brasil

Maria das Graças Anguera, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Maria Teresa Krähenbühl Leitão, Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (ESEF), Brasil

Matias Noll, Instituto Federal Goiano (IFG), Brasil

Mauro Myskiw, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Michael Pereira da Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil

Mikael Almeira Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Nadjila Tejo Machado, Centro Universitário Santa Rita (UNISAN), Brasil

Naline Cristina Favatto, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil

Nilton Munhoz Gomes, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil

Oldemar Mazzardo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Patric Paludett Flores, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Brasil

Patrícia Dias Pantoja, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil

Paula Bianchi, Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Brasil

Paulo Daniel Sabino Carrara, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

Paulo Henrique Azevêdo, Universidade de Brasília (UnB), Brasil

Paulo Henrique Braga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Brasil

Paulo Henrique da Fonseca Silva, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Brasil

Paulo José Cabral Lacerda, Universidade Federal de Goiás (UFG), Brasil

Pedro Fernando Avalone Athayde, Universidade de Brasília (UnB), Brasil

Pedro Ferreira Reis, Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC), Brasil

Priscila Augusta Ferreira Campos, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Brasil

Rafael da Silva Mattos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil

Rafael Pombo Menezes, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

Rafaela Bertoldi, Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP/UFRGS), Brasil   

Raquel da Silveira, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

Raymundo Pires Júnior, Universidade Anhanguera (Uniderp), Brasil

Regina Alves Thon, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil

Reis Pedro Ferreira Reis, Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC), Brasil

Renan Felipe Hartmann Nunes, Universidade Paranaense (Unipar), Brasil

Renato Francisco Rodrigues Marques, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

Ricardo Brandt, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Ricardo Gonçalves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Ricardo João Sonoda Nunes, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil

Ricardo Marinho de Mello de Picoli, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

Roberto Regis Ribeiro, Faculdade Assis Gurgacz (FAG), Brasil

Roberto Tierling Klering, Universidade Feevale (FEEVALE), Brasil

Robson Ruiz Olivoto, Universidade de Gurupi (UNIRG), Brasil

Rodrigo Batalha Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil

Rodrigo Lema Del Rio Martins, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

Rodrigo Vieira Bulso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Rogério Gonçalves de Freitas, River East Transcona School Division (RETSD), Canadian

Rosângela Ramos Veloso Silva, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Brasil

Rubiane Giovani Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil

Santiago Pich, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Brasil

Saulo Testa, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil

Sidinei Pithan da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Brasil

Silvana dos Santos Silva, Universidade Paranaense (Unipar), Brasil

Silvana Martins de Araújo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Brasil

Suélen Barboza Eiras de Castro, Universidade Federal do Paraná (UFPA), Brasil

Suelen Vicente Vieira, Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), Brasil

Suzete Calvete, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil

Taís Steffenello Ghisleni, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Brasil

Taisa Belli, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil

Tania Regina Bonfim, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Brasil

Telma Sara Queiroz Matos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil

Thiago Silva Piola, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil

Thiago Sousa Matias, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Valter Cordeiro Barbosa Filho, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Brasil

Vando Golfetto, Universidade do Norte Paranaense (UNOPAR), Brasil

Vania de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil

Verónica Gabriela Silva Piovani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Vitor Ciampolini, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Viviane de Almeida Fernandes, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil

Viviane Teixeira Silveira, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Brasil

Wellington Roberto Gomes de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil

Wilson Rinaldi, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil

Wilton Carlos de Santana, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil