Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O periódico Caderno de Educação Física e Esporte tem os seguintes objetivos:

1 - publicar pesquisas científicas que incentivem o debate sobre fenômenos concernentes à Educação Física, Esporte, Lazer e Atividade Física; e

2 - publicar estudos, pesquisas e documentos científicos que fundamentem e contribuam para a intervenção pedagógica/profissional na área de Educação Física, Esporte, Lazer e Atividade Física.

 

Políticas de Seção

Artigo Original

Artigo Original se constitui como uma investigação inédita baseada em dados (coleta de dados seja com seres humanos, animais ou com outras fontes), com rigor na seleção dos dados e utilizando princípios teórico-metodológicos científicos. O Artigo Original contém as fases fundamentais da pesquisa científica: o problema e os objetivos, o delineamento dos métodos e a análise dos dados, os resultados e discussão e a conclusão. É, então, um texto dissertativo que busca apresentar à comunidade científica resultados de um estudo inédito sobre determinada área de conhecimento.

Editores
  • [CEFE] Editor Comissão Editorial
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo de Revisão

O Artigo de Revisão é constituído de uma análise crítica e reflexiva sobre um material já elaborado (publicado), formado principalmente de artigos originais. Um Artigo de Revisão deve ser metodologicamente delineado pelas orientações do PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), mesmo não sendo uma revisão sistemática para estudos clínicos.

Editores
  • [CEFE] Editor Comissão Editorial
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Relato de Experiência

O Relato de Experiência é um artigo que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação (por exemplo, um projeto de extensão universitária, uma experiência pedagógica ou profissional, etc.). Nele são claramente descritos as motivações e os delineamentos metodológicos utilizado no projeto para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele (a) que a viveu. O Relato de Experiência é feito de modo contextualizado, com objetividade e consubstanciado teoricamente. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória.

(Para maiores detalhes click aqui).

Editores
  • [CEFE] Editor Comissão Editorial
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Ensaio

O Ensaio é um artigo de caráter crítico sobre determinado tema ou questão científica, por vezes ainda pouco debatida, e com diferentes perspectivas de análise. O Ensaio é redigido de forma contextualizada, a fim de expor lógica e claramente as reflexões e argumentação dos autores. Ou seja, o Ensaio deve mostrar criticamente as contradições teórico-científicas sobre o tema, levando os leitores a também refletirem criticamente sobre o tema numa perspectiva futura de investigação.

Editores
  • [CEFE] Editor Comissão Editorial
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Ponto de Vista

O Ponto de Vista se constitui como um artigo sobre um tema em que há divergências teóricas e metodológicas, em que os autores apresentam a sua contribuição na reflexão sobre o mesmo. O Ponto de Vista se diferencia do artigo de Ensaio quando os autores defendem claramente um posicionamento teórico sobre determinado tema em questão. Ao apresentarem um claro posicionamento sobre determinada abordagem teórica sobre o tema, sua defesa não implicará, necessariamente, numa orientação para investigações futuras.

Editores
  • [CEFE] Editor Comissão Editorial
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os sistemas de avaliação dos trabalhos são o peer view (por pares) e o blind (revisão cega). Todos os trabalhos serão avaliados por, no mínimo, dois Consultores com experiência profissional-acadêmica na área, os quais não serão informados sobre a origem e os autores dos artigos. Estes avaliadores emitirão parecer fundamentado que será utilizado pelos editores para decidir sobre a aceitação do manuscrito.


Os critérios de avaliação dos trabalhos são:
Originalidade: se o trabalho representa uma produção inédita, inventiva, baseada numa abordagem criativa e não apenas repetitiva.
Objetivação: se o trabalho consegue apreender os elementos constitutivos do fenômeno estudado (ainda que seja uma tentativa nunca completa), fazendo isso em consonância com o referencial teórico-metodológico adotado.
Coerência: se o trabalho elabora um processo argumentativo que não apresente contradições. Significa sua propriedade lógica, ou seja, contêm argumentações bem estruturadas, desdobramento do tema de modo progressivo e sistemático, com começo, meio e fim. Evolui o trabalho sem contradições, com técnicas apropriadas e conhecimento de autores e teorias.
Consistência: se o trabalho apresenta argumentação sólida, passível de ser questionada e mesmo assim resistir. As argumentações são atuais e/ou são legítimas para a explicação do fenômeno estudado.
Normas técnicas: se o trabalho está apresentado em acordo com a forma de linguagem, redação e formatação adequadas à área de conhecimento.

 

 

Periodicidade

O Caderno de Educação Física e Esporte tem periodicidade semestral (1° semestre: Jan./Jun.; 2° semestre: Jul./Dez.), com divulgação tanto na versão impressa como na versão eletrônica, sendo uma das revistas que integra o Projeto SABER (Sistema de Acesso à Biblioteca Eletrônica de Revistas) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. O Projeto SABER usa a plataforma SEER/OJS (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas/Open Journal Systems) do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia).

 

Política de Acesso Livre

Nosso periódico é de acesso livre e imediato a partir do momento da publicação de cada artigo e fascículo, que são distribuídos sob licença do Creative Commons, que permite que o usuário também tenha acesso aberto a todos os demais artigos já publicados.

 

 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Avaliadores Ad Hoc

Adelar Aparecido Sampaio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Alberto Saturno Madureira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Alexandre Palma, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil

Aline Miranda Strapasson, Faculdade de Americana (FAM) Brasil

Aline Tschoke, Faculdade de Americana (FAM), Brasil

Ana Maria Pereira, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil

Andreia Pelegrini, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil

Arestides Pereira da Silva Júnior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Ariane Pacheco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil 

Ariane Silveira Dias Zabaleta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Brasil 

Bruno Otávio de Lacerda Abrahão, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univale), Brasil

Carlos Fabre Miranda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Brasil 

Carmem Elisa Henn Brandl, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Carolina Fernandes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil 

Cezar Barbosa Santolin, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil

Cibele Biehl Bossle, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (ITFRS) Brasil

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Brasil

Cristino Julio Alves da Silva Matias, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Dartel Ferrari Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Douglas Roberto Borella, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Edilson Hobold, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Edmilson Santos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Eduardo Klein Carmona, Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasil

Eliane Mahl, Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira (ESPF), Brasil

Eneida Maria Troller Conte, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Esteban Manuel Barcelona, Universidad Nacional de Rio Cuarto (UNRC), Argentina

Ester Liberato Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Brasil

Evandra Hein Mendes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Fabiano Bossle, Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS), Brasil

Felipe Canan, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Fernando Neitzke, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil

Flávio Py Mariante Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Francisco Salviano Sales Nobre, Instituto Federal do Ceará (IFC), Brasil

Giovani Firpo Del Duca, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Guilherme Moraes Balbim, University of Illinois at Chicago (UI), USA

Gustavo André Borges, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Ileana Wenetz, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil

Inácio Brandl Neto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Ivan Marcelo Gomes, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil

João Fernando Christofoletti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Jociane de Carvalho Myskiw, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil

Jorge Both, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil

José Carlos Mendes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Juliano de Souza, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil

Junior Vagner Pereira Silva, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasil

Kelly Samara Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Lucinar Jupir Forner Flores, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Luís Eduardo Thomassim, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil

Luís Sérgio Peres, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Luiz Fernando Framil Fernandes, Universidade da Região da Campanha, Brasil

Marcelo Romanzini, Universidade Estadual de Londrina (UEL) Brasil

Marcos Bagrichevsky, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Brasil

Marcos Garcia Neira, Universidade de São PAulo (USP), Brasil

Marcos Roberto Queiroga, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (Unicentro), Brasil

Maria das Graças Anguera, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Matias Noll, Instituto Federal Goiano (IFG), Brasil

Mauro Myskiw, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Brasil

Paula Bianchi, Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Brasil

Priscila Augusta Ferreira Campos, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Brasil

Rafael da Silva Mattos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil

Raquel da Silveira, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

Regina Alves Thon, Universidade Paranaense (Unipar), Brasil

Reis Pedro Ferreira Reis, Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC), Brasil

Renan Felipe Hartmann Nunes, Universidade Paranaense (Unipar), Brasil

Robson Ruiz Olivoto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Rosângela Ramos Veloso Silva, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Brasil

Santiago Pich, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Brasil

Sidinei Pithan da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Brasil

Suzete Calvete, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil

Taís Steffenello Ghisleni, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Brasil

Valter Cordeiro Barbosa Filho, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Verónica Gabriela Silva Piovani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil

Viviane de Almeida Fernandes, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil

Wellington Roberto Gomes de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil