Situações cooperativas nas aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Inácio Brandl Neto Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2015.v13.n2.p11
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação Física, Cooperação, Escola.

Resumo

Atualmente a cooperação é uma tendência expressiva para a Educação e para a Educação Física, e está sendo vista como essencial devido aos valores e atitudes que importa e pela sua contribuição para a aprendizagem e para a convivência pacífica entre as pessoas. Com o objetivo de investigar situações cooperativas que ocorrem nas aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, foram observadas e descritas 60 aulas de cinco regentes efetivas de três escolas da cidade de Marechal Cândido Rondon, Paraná, já que desde 2011 o município adotou a orientação da cooperação como atitude permanente que perpassa todas as ações da aula. Cada docente foi acompanhada em dois anos (séries) diferentes e em seis aulas de cada turma, totalizando 12. A pesquisa foi descritiva de natureza qualitativa e quantitativa, cujo resultado mostrou a utilização de 11 tipos de situações cooperativas e o total de 405 ocorrências.

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Publicado

15.08.2016

Como Citar

BRANDL NETO, I. Situações cooperativas nas aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 13, n. 2, p. 11–25, 2016. DOI: 10.36453/2318-5104.2015.v13.n2.p11. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/13915. Acesso em: 28 mar. 2024.