O atletismo nas aulas de educação física das escolas estaduais do município de Imbituva - PR

Keila Grauciele de Almeida, Jeniffer Daiane Kordel, Clóvis Marcelo Sedorko

Resumo


O atletismo é considerado um dos esportes mais acessíveis para a iniciação esportiva de qualquer criança, pois é composto por habilidades motoras naturais do ser humano. Contudo, a literatura acadêmica evidência que esse esporte é pouco difundido no ambiente escolar, apesar das facilidades inerentes ao seu ensino. Objetivo: identificar como o atletismo é ensinado nas aulas de Educação Física das escolas estaduais da cidade de Imbituva - Pr. Métodos: a amostra da pesquisa foi composta por dez professores de Educação Física das quatro escolas existentes na rede pública de ensino do referido município e o instrumento utilizado na obtenção dos dados foi um questionário. Os dados obtidos foram categorizados mediante a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Resultados: Após a análise dos dados, verificou-se que a maioria dos professores (70%) desenvolve esse conteúdo em suas aulas no intuito de desenvolver nos alunos suas habilidades motoras básicas. Contudo, constatou- que parte dos docentes não desenvolve o atletismo de forma integral, sendo que as justificativas mais apontadas se referem a falta de interesse do corpo discente e ainda dos próprios professores. Conclusão: Defende-se que o professor exerça seu papel de protagonista do ensino e apresente aos estudantes os demais conteúdos que integram o currículo da disciplina de Educação Física, caso contrário, não será possível despertar o interesse dos alunos pela referida modalidade esportiva.

ABSTRACT. Athletics in the physical education classes in the state schools in Imbituva – Paraná. Athletics is considered one of the most accessible sports for the initiation sport of any child, as it is composed of the natural motor skills of the human being. However, the academic literature evidences that this sport is little spread in the school environment, despite the facilities inherent in its teaching. Objective: to identify if the athletics is taught in the Physical Education classes of the state schools of the city of Imbituva. Methods: The research sample consisted of ten Physical Education teachers from the four existing schools in the public school of the mentioned municipality and the instrument used to obtain the data was a questionnaire. The data were categorized using the content analysis technique proposed by Bardin. Results: After analyzing the data, it was verified that most teachers (70%) develop this content in their classes in order to develop in students their basic motor skills. However, he verified that part of the teachers does not develop athletics in an integral way, and the most pointed justifications refer to the lack of interest of the student body and even the teachers themselves. Conclusion: Finally, it is defended that the teacher plays the role of protagonist of the teaching and presents to the students the other contents that integrate the curriculum of the discipline of Physical Education, otherwise it will not be possible to arouse the interest of the students by the said sport modality. 


Palavras-chave


Atletismo; Educação Física; Ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BETTI, I. C. R. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Motriz, Rio Claro, v. 1, n. 1, p. 25-31, 1999.

BRAGADA, J. O atletismo na escola: proposta programática para abordagem dos lançamentos leves. Horizonte, Lisboa, v. 17, n. 99, p. 1-12, 2000.

DA SILVA, A. I.; SEDORKO, C. M. Atletismo como conteúdo das aulas de educação física em escolas estaduais do município de Ponta Grossa. Revista Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 14, n. 3, p. 25-33, 2011.

DIEDER, J. A.; HÖHER, A. J. O atletismo nas aulas de Educação Física das escolas de Novo Hamburgo/RS: possibilidades e limitações. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 1, p. 127-46, 2016.

FREIRE, J. B., SCAGLIA, A. J. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione; 2003.

FURBINO, A. P. A.; DE PÁDUA, L. M.; LOUREIRO, M. M. Y.; GEMENTE, F. R. F. A importância do atletismo como conteúdo da educação física escolar. Anais... In: IV Congresso Centro Oeste de Ciência do Esporte. I Congresso Distrital de Ciência do Esporte. Brasília, 2010. Disponível em: . Acessado em: 13 de novembro de 2016.

JUSTINO, E. O.; RODRIGUES, W. Atletismo na escola: é possível? Educacaofisica.org, Revista Digital, Ipatinga, 2011. Disponível em: . Acessado em: 8 de setembro de 2016.

KIRSCH, A.; KOCH, K.; ORO, U. Antologia do atletismo: metodologia para iniciação em escolas e clubes. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1983.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 8. ed. Ijuí: Unijuí, 2014.

LIMA, C. N. S.; LADEIRA, A. P. X.; MOTA E SILVA, E. V.; MATTHIESEN, S. Q. O ensino do atletismo nas aulas de educação física no ensino fundamental II: a visão de alunos praticantes da modalidade. Lecturas, Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, v. 19, n. 194, 2014. Disponível em: . Acessado em: 8 de setembro de 2016.

MATTHIESEN, S. Q. Atletismo na escola. Maringá: Eduem, 2014.

MATTHIESEN, S. Q. Atletismo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

MENDONÇA, B. C. A.; COSTA, E. S. O atletismo enquanto conteúdo das aulas de educação física nas escolas públicas no estado de Sergipe. Revista Campus, Paripiranga, v. 2, n. 3, p. 22-30, 2009.

NOLL, M.; SUÑÉ, F.; OPPERMANN, R. O desenvolvimento do atletismo nas escolas de Teutônia, RS: um estudo exploratório. Lecturas, Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, v. 13, n. 121, 2008. Disponível em: . Acessado em: 8 de setembro de 2016.

OLIVEIRA, M. C. M. Atletismo escolar: uma proposta de ensino na educação infantil. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.

PEDROSA, O. P.; PINHO, S. T.; DE PAULA, A. R.; SILVA, A. C. A prática de atletismo nas aulas de educação física nas escolas de ensino fundamental no município de Porto Velho. Anais... In: Semana Educa, I Encontro de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima, Porto Velho, 2010. Volume 1. Disponível em: . Acessado em: 5 de outubro de 2017.

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo: Phorte, 2009.

RUSSO, E. L. Os conteúdos e os métodos desenvolvidos nas aulas de educação física escolar. 2010. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2010.

SEDORKO, C. M. Os esportes individuais na educação física escolar: o atletismo e algumas possibilidades de ensino. In: FINCK, S. C. M. (Org.) Educação física escolar: saberes, práticas pedagógicas e formação. Curitiba: Intersaberes, 2014.

SEIFERT NETTO, R.; PIMENTEL, G. G. A. O ensino do atletismo nas aulas de educação física. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. PDE. 2008. Disponível em: . Acessado em 08 de setembro de 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Incluir comentário ';



Direitos autorais 2017 Direitor Autorais Partilhados

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Caderno de Educação Física e Esporte

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Campus de Marechal Cândido Rondon

Rua Pernambuco, 1777 | Centro

Marechal Cândido Rondon | Paraná | 85960-000

F: (45) 3284 7855

E-mail: revista.cefe@unioeste.br

Facebook: https://www.facebook.com/RevistaCEFE/