Condicionantes que facilitam a prática pedagógica em educação física escolar na rede municipal de São Paulo

Autores

  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) https://orcid.org/0000-0002-0420-6490
  • Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva Centro Universitário FIEO (Unifieo)

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p139
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Trabalho Docente, Cotidiano Escolar, Educação Física.

Resumo

Objetivo: analisar os condicionantes que facilitam a prática pedagógica de professores de Educação Física na percepção dos docentes e de gestores da rede municipal de São Paulo. Métodos: pesquisa de campo de caráter quantitativo-descritivo, realizado junto a 79 professores e 56 gestores. Resultados: os resultados mostraram que 44% dos fatores de ordem sociopolítica e cultural, institucional-organizacional e didático-pedagógica, sugeridos por meio do questionário foram percebidos como aqueles que facilitam as ações didáticas. Aspectos relacionados à remuneração e condições de trabalho não foram percebidos como facilitadores. A organização da rede de ensino e da escola em que o professor trabalha, as qualidades didáticas dos professores, gestores educacionais dos órgãos centrais e os da escola trabalhando em estreita relação com os professores foram avaliados como aspectos importantes para a concretização das intenções do trabalho educativo. Conclusão: esses fatores auxiliam na reflexão constante do professor sobre a sua prática pedagógica. Entretanto, é necessário a criação de políticas públicas que melhorem as condições de trabalho nas escolas e criem autonomia para os docentes participarem da elaboração de propostas curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas. Professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva, Centro Universitário FIEO (Unifieo)

Doutora em Educação pela PUC. Foi docente dos curso de Mestrado e Doutorado em Educação Física da Universidade São Judas. É professora do Centro Universitário FIEO (UNIFIEO).

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. O cotidiano escola: um campo de estudo. In: PLACO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L. R. O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Loyola, 2003. p. 83-92.

ANDRÉ, M. E. D. Etnografia da prática escolar. 14. ed. São Paulo: Papirus, 2008.

BERNARDI, G. B.; MOLINA NETO, V. Implicações da proletarização do trabalho docente na educação física escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 339-49, 2016.

BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. v. 1, n. 1, p. 73-81, 2002.

CARLAN, P.; KUNZ, E.r; FENSTERSEIFER, P. E. O Esporte como conteúdo da educação física escolar: estudo de caso de uma prática pedagógica inovadora. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 4, p. 55-75, 2012.

IMBERNÓN, F. Ser docente en una sociedad compleja: la difícil tarea de enseñar. São Paulo: Cortez, 2017.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. Construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas; Belo Horizonte: UFMG, 1999.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Heccus, 2015.

MALDONADO, D. T.; SILVA, S. A. P. S. Prática pedagógica e cotidiano escolar: os desafios enfrentados por professores de educação física. Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 13, n. 32, p. 42-60, 2016.

MALDONADO, D. T.; SILVA, S. A. P. S. Uma nova tradição didático-pedagógica na Educação Física da escola pública brasileira. In: FARIAS, U. S.; NOGUEIRA, V. A.; MALDONADO, D. T. Práticas pedagógicas inovadoras nas aulas de educação física escolar: indícios de mudanças. Curitiba: CRV, 2017. p. 141-57

MALDONADO, D. T.; SILVA, S. A. P. S.; MIRANDA, M. L. J. Pesquisas sobre educação física no cotidiano da escola: o estado da arte. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 4, p. 1373-95, 2014.

MARKONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

NEIRA, M. G. Educação física cultural: o currículo em ação. São Paulo: Labrador, 2017.

NUNES, C. P.; OLIVEIRA, D. A. Trabalho, carreira, desenvolvimento docente e mudança na prática educativa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 65-80, 2017.

OLIVEIRA, J. F. A função social da educação e da escola: tensões, desafios e perspectivas. In: FERREIRA, E. B.; OLIVEIRA, D. A. Crise da escola e políticas educativas. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 237-52.

OSBORNE, R.; TODOS OS AUTORES. Obstacles for physical education teachers in public schools: an unsustainable situation. Motriz, Rio Claro, v. 22, n. 4, p. 310-8, 2016.

PARO, V. H. Por dentro da escola pública. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

REZER, R.; FENSTERSEIFER, P. E. Docência em educação física: reflexões acerca da sua complexidade. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 319-29, 2008.

RUFINO, L. G. B. O trabalho docente na perspectiva de professores de educação física: análise de alguns fatores condicionantes e suas restrições para o desenvolvimento da prática pedagógica. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 4, p. 1257-70, 2017.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Rio Grande do Sul: Penso, 2017a.

SACRISTÁN, J. G. El curriculum como estudio del contenido de la enseñanza. In: SACRISTÁN, J. G.; GUERRA, M. Á. S.; SANTOMÉ, J. T.; JACKSON, P. W.; ACOSTA, J. M. Ensayos sobre el currículum: teoria y práctica. São Paulo: Cortez, 2017b. p. 29-62.

SANCHES NETO, L.; CONCEIÇÃO, W. L.; OKIMURA-KERR, T.; VENÂNCIO, L.; VOGEL, A. J. Z.; FRANÇA, A. L.; CORSINO, L. N.; RODRIGUES, J. C. R.; FREITAS, T. P. Demandas ambientais na educação física escolar: perspectivas de adaptação e de transformação. Movimento, Porto Alegre, v. 19, n. 4, p. 309-30, 2013.

SANTOS, W.; MATHIAS, B. J.; MATOS, J. M. C.; VIEIRA, A. O. Avaliação na Educação Física Escolar: reconhecendo a especificidade de um componente curricular. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 205-18, 2015.

SILVA, M. S.; BRACHT, V. Na pista de professores inovadores na educação física escolar. Kinesis, Santa Maria, v. 30, n. 1, p. 80-94, 2012.

TARDIF, M. A profissionalização do ensino passado trinta anos: dois passos para frente, três passos para trás. Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 123, p. 551-71, 2013.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2017.

THOMAS, J.; NELSON, J.; SILVERMAN, S. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

VENÂNCIO, L.; DARIDO; S. C. A educação física escolar e o projeto político-pedagógico: um processo de construção coletiva a partir da pesquisa-ação. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 97-109, 2012.

VIEIRA, P. B. A.; FREIRE, E. S.; RODRIGUES, G. M. O texto escrito como recurso didático nas aulas de educação física: perspectivas e experiências dos professores. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 4, p. 929-44, 2015.

Downloads

Publicado

31.12.2018

Como Citar

MALDONADO, D. T.; SILVA, S. A. P. dos S. Condicionantes que facilitam a prática pedagógica em educação física escolar na rede municipal de São Paulo. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 139–147, 2018. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p139. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/19890. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional