A produção de conhecimento científico sobre a autoeficácia docente: um estudo de revisão no campo da educação física

Autores

  • Filipy Kuhn Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Jessica Dias Cardoso Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Matheus da Lapa Costa Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Ana Flávia Backes Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Vinícius Zeilmann Brasil Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Valmor Ramos Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p179
Agências de fomento
FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina)

Palavras-chave:

Autoeficácia, Educação Física, Universitários.

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento e análise da produção de teses, dissertações e artigos empíricos publicados nos últimos 10 anos, relacionados com a área de Educação Física, sobre a temática da autoeficácia docente (AED). Métodos: Para realização desta pesquisa foram adotados procedimentos de revisão sistemática. A pesquisa foi dividida em duas etapas, a saber: primeiramente foi realizado um levantamento de teses e dissertações, no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, para selecionar os programas de pós-graduação. Em seguida ocorreu uma busca para a seleção dos artigos empíricos, nas bases eletrônicas de dados: Academic Search Premier; Cinahl; Google Scholar; Medline; Scielo; Science Direct; Scopus; e Web of Science. Resultados: Os resultados obtidos na análise das teses e dissertações mostraram que das 33 universidades investigadas, apenas três continham pesquisas relacionadas ao tema AED. Sobre os resultados dos artigos, apenas seis foram selecionados. Conclusão: Com base na leitura das teses, dissertações e artigos, pode-se constatar que os universitários possuem AED elevada, principalmente quando colocados em situação de estágio supervisionado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipy Kuhn, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina.

Jessica Dias Cardoso, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina

Matheus da Lapa Costa, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina

Ana Flávia Backes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina.

Vinícius Zeilmann Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina.

Valmor Ramos, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Professor do Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina e da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

ALVARENGA, C. E. A. Autoeficácia de professores para utilizarem tecnologias de informática no ensino. 2011. 195f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

ALVIDREZ, J.; WEINSTEIN, R. S. Early teacher perceptions and later student academic achievement. Journal of Education-al Psychology, Washington, v. 91, n. 4, p. 731-46, 1999.

AYDIN, S.; DEMIRDÖGEN, B.; TARKIN, A. Are they efficacious? Exploring pre-service teachers’ teaches efficacy beliefs during the practicum. The Asia-Pacific Education Research, Macau, v. 21, n.1, p. 203- 13, 2012.

BANDURA, A. Self-efficacy, the exercise of control. New York: Freeman and Company, 1997.

BZUNECK, J. A. Crenças de auto-eficácia de professores do 1º grau e sua relação com outras variáveis de predição e de contexto. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 48, n. 4, p. 57-89, 1996.

COSTA FILHO, R. A. da; IAOCHITE, R. T. Experiências de ensino no estagio supervisionado e autoeficácia para ensinar educação física na escola. Revista da Educação Física na escola, Maringá, v. 26, n.1, p. 201-11, 2015.

COSTA FILHO, R. A. Professores iniciantes de educação física: discussões a partir das fontes de autoeficácia docente. 2014. 125f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Motricidade) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2014.

EROGLU, C.; UNLU, H. Self-efficacy: its effects on physical education teacher candidates’ attitudes toward the teaching profession. Educational Sciences: Theory & Practice, Córdoba, v. 15, n. 1, p. 201-12, 2015.

GALVÃO, T. F.; PANSANI, T., de S. A.; HARRAD, D. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v.24, n.2, p. 335-42, 2015.

GIBSON, S.; DEMBO, M. H. Teacher efficacy: a construct validation. Journal of Educational Psychology, Washington, v. 76, n. 4, p 569-82, 1984.

GOMES, I. S.; CAMINHA, I.O. Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as Ciências do Movimento Humano. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 395-411, 2013.

GOODARD, R. D.; HOY, W. K.; WOOLFOLK-HOY, A. Collective efficacy beliefs: theoretical developments, empirical evi-dence, and future directions. Educational Researcher, California, v. 33, n. 3, p. 3-13, 2004.

GUERREIRO-CASANOVA, D. G.; AZZI R. G. Personal and collective efficacy beliefs scales to educators: evidences of valid-ity. Psico, Bragança Paulista. v. 20, n. 3, p. 399-409, 2015.

IAOCHITE, R. T. Auto-eficácia de docentes de educação física. 2007. 104f. Tese (Doutorado em Educação) – Universida-de Estadual de Campinas, Campinas. 2007.

IAOCHITE, R. T. AZZI, R. G.; POLYDORO, S. A.; WINSTERSTEIN, P. J. Autoeficácia docente, satisfação e disposição para continuar na docência por professores de educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Brasília, v. 33, n. 4, p. 825-39, 2011.

IAOCHITE, R. T. Crenças de eficácia docente e suas origens. Psicologia: Ensino & Formação, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 81-102, 2014.

IAOCHITE, R. T.; AZZI, R. G. Crenças de autoeficácia de licenciandos em educação física. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 4, p. 942-49, 2010.

IAOCHITE, R. T.; AZZI, R. G. Escala de fontes de autoeficácia docente: estudo exploratório com professores de Educação Física. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 30, n. 71, p. 659-69, 2012.

IAOCHITE, R. T.; AZZI, R. G. Escala de fontes de autoeficácia docente: Estudo exploratório com professores de Educação Física. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 30, n. 71, p. 659-69, 2012.

IAOCHITE, R. T.; COSTA FILHO, R. A. da. Teacher efficacy beliefs during the practicum experiences in physical education classes. Motriz, Rio Claro, v. 22, n. 3, p. 183-89, 2016.

IAOCHITE, R.T.; SOUZA NETO, S. Strength and sources of self-efficacy beliefs by physical education student teachers. Motriz, Rio Claro, v.20, n. 2, p.143-50, 2014.

KLASSEN, R. M., VIRGINIA M. C. T., SHEA M. B., KELLY A. G. Teacher efficacy research 1998–2009: signs of progress or unfulfilled promise. Educional Psychology Review, Edmonton, v. 23, n.1, p. 21- 43, 2010.

KUHN, F. Fontes de autoeficácia docente na formação inicial em educação física. 2017. 128f. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

MARTINS, M.; COSTA, J.; ONOFRE, M. Practicum experiences as sources of pre-service teachers’ self-efficacy. European Journal of Teacher Education, Montreal, v. 38, n. 2, p. 263-79, 2015.

MORRIS, D. B.; USHER, E. L.; CHEN, J. A. Reconceptualizing the sources of teaching self-efficacy: a critical review of emerging literature. Educational Psychology Review, Wollongong, v. 29, n. 4, p. 795-833, 2016.

NESPOR, J. The role of beliefs in the practice of teaching. Journal of Curriculum Studies, London, v. 19, n. 4, p. 317-28, 1987.

PAJARES, F.; OLAZ, F. Teoria social cognitiva e auto-eficácia: uma visão geral. In: BANDURA, A.; AZZI, R. G.; POLYDORO, S. A. (Orgs.). Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 97-114.

PALMER, D. Durability of changes in self-efficacy of preservice primary teachers. International Journal of Science Edu-cation, London, v. 28, n. 6, p. 655-671, 2006.

PIANTA, R. C. Adult-child relationship processes and early schooling. Early Education and Development, London, v. 8, n. 1, p. 11-26, 1997.

RAMOS, V.; KUHN, F.; BACKES, A. F.; BARROS, T. E. S.; BRASIL, V. Z.; SOUZA, J. R.; COSTA, M. da L.; SOARES, G.F. Percep-ção de autoeficácia docente: um estudo sobre as experiências de universitários de educação física. Revista brasileira Ciência e Movimento, Brasília, v.26, n3, p. 53-62, 2018.

RAMOS, V.; KUHN, F.; BRASIL, V. Z.; SOUZA, J. R. de.; BARROS, T. E. de.; FARIA, G.; GODA, C. Fontes de autoeficácia do-cente de universitários de educação física. Journal of Physical Education, Maringá, v. 28, n. 1, p. 1-12, 2017.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte”. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.

ROSS, J. A.; BRUCE, C. D. Professional development effects on teacher efficacy: results of a randomized field trial. Jour-nal of Education Research, London, v. 101, n. 1, p. 50-60, 2007.

SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Systematic review studies: a guide for careful Synthesis of the scientific evidence. Re-vista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v.11, n.1, p. 77-82, 2007.

SAVILLE, P. D; BRAY, S. R; GINIS, K. A. M.; CAIRNEY, J.; MARINOFF-SHUPE, D.; PETTIT, A. Sources of self-efficacy and coach/instructor behaviors underlying relation-inferred self-efficacy (RISE) in recreational youth sport. Journal of Sport & Exercise Psychology, Champaign, v. 36, n. 1, p. 146-56, 2014.

SILVA A. J.; IAOCHITE R.T.; AZZI R. G. Crenças de autoeficácia de licenciandos em educação física. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 4, p. 942-49, 2010.

SIWATU, K. O. Designing self-efficacy building interventions in the preparation of culturally responsive teachers. In: MILNER, R (Org.). Diversity and education: teachers, teaching and teacher education, Springfield: Charles C. Thomas, 2009. p. 119-31.

SOARES, G. F. Percepção de autoeficácia docente de estudantes universitários de licenciatura em educação física. 2017. 86f. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2017

SUMMERS, J. J.; DAVIS, H. A.; WOOLFOLK-HOY, A. The effects of teachers’ efficacy beliefs on students’ perception of teacher relationship quality. Learning and Individual Differences, Amsterdam, v. 53, n. 1, p. 17-25, 2017.

TSCHANNEN-MORAN, M.; JOHSON, D. Exploring literacy teacher’s self-efficacy beliefs: potential sources at play. Teach-ing and Teacher Education, Orlando, v. 27, n. 4, p. 751-61, 2011.

TSCHANNEN-MORAN, M.; WOOLFOLK-HOY, A. Teacher efficacy: capturing an elusive construct. Teaching and Teacher Education, Orlando, v. 17, n. 1, p. 783–805, 2001.

TSCHANNEN-MORAN, M.; WOOLFOLK-HOY, A.; HOY, W, K. Teacher efficacy: its meaning and measure. Review of Educational Research, Amsterdam, v. 68, n. 2, p. 202-48, 1998.

TURAN, M. B.; PEPE, O.; BAHADIR, Z. Investigating self-efficacy levels of physical education and sports teachers in terms of some variables. Science, Movement and Health, Constanța, v. 15, n. 2, p. 158- 63, 2015.

USHER, E. L.; PAJARES, F. Sources of self-efficacy in school: critical review of the literature and future direction. Review of Educational Research, Amsterdam, v. 78, n. 4, p. 751-96, 2008.

VENDITTI JÚNIOR, R. Análise da auto-eficácia docente de professores de educação física. 2005. 167f. Dissertação (Mes-trado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

VENDITTI JÚNIOR, R. Auto-eficácia docente e motivação para a realização do (a) professor (a) de educação física adapta-da. 2010. 315f. Tese (Doutorado em Educação Física e Sociedade) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

VIEIRA, D. A.; CAIRES, S.; COIMBRA, J. L. Do ensino superior para o trabalho: contributo dos estágios para inserção pro-fissional. Revista Brasileira de orientação Profissional, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 29- 36, 2011.

VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-89, 2014.

ZACH, S.; HARARI, I.; HARARI, N. Changes in teaching efficacy of pre-service teachers in physical education. Physical Education and Sport Pedagogy, London, v. 17, n. 5, p. 447-62, 2012.

Downloads

Publicado

13.03.2019

Como Citar

KUHN, F.; CARDOSO, J. D.; COSTA, M. da L.; BACKES, A. F.; BRASIL, V. Z.; RAMOS, V. A produção de conhecimento científico sobre a autoeficácia docente: um estudo de revisão no campo da educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 179–187, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p179. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/21621. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional