Formação de professores de educação física: análise da revista Movimento

Autores

  • Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Giovana Rastelli Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Elias Barboza Lacerda Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Jessica Cozza Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Fernanda Granato de Souza Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Fabrício João Milan Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Jair Rodrigues Dutra Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Gelcemar Oliveira Farias Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p199

Palavras-chave:

Formação inicial, Formação continuada, Educação Física

Resumo

Objetivo: O objetivo desta investigação foi analisar os estudos publicados na Revista Movimento que reportam a formação inicial e continuada de professores de Educação Física. Métodos: O estudo se caracteriza como uma pesquisa documental, sendo utilizada como fonte de dados a Revista Movimento, determinando como palavras chaves para a busca: Formação Inicial e Formação Continuada. Para a análise dos estudos foi utilizado análise de conteúdo, por meio de três etapas: pré-análise, codificação e categorização, em que foram criadas categorias de análise como o ano de publicação, o tipo de estudo e os principais resultados. Resultados: Na busca inicial foram encontrados 95 artigos, sendo 55 no descritor formação inicial e 28 na formação continuada a partir do ano de 2004. Para a análise final foram selecionados 36 estudos com foco a formação do professor de Educação Física. Conclusão: Destaca-se a formação inicial e continuada de professores como uma temática emergente para novas investigações, apresentando o estágio curricular como foco de pesquisa.

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Publicado

06.05.2019

Como Citar

PEREIRA, M. P. V. de C.; RASTELLI, G.; LACERDA, E. B.; COZZA, J.; SOUZA, F. G. de; MILAN, F. J.; DUTRA, J. R.; FARIAS, G. O. Formação de professores de educação física: análise da revista Movimento. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 199–207, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p199. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/21703. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional