Saberes que motivam na formação inicial em educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p45

Palavras-chave:

Saberes docentes, Formação inicial, motivação

Resumo

Objetivo: investigar os saberes e as motivações para formação inicial de estudantes de Educação Física Licenciatura, a partir das vivências pregressas e do início do curso. Métodos: a pesquisa caracterizou-se como descritiva com abordagem qualitativa e delineamento transversal. Participaram 16 estudantes do 1º ano do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Para obtenção dos dados, foi utilizado como instrumento a entrevista semiestruturada com resultados tratados pela técnica de análise de conteúdo. Resultados: os resultados relacionados aos saberes e motivações anteriores à entrada no curso, destacaram-se principalmente a presença de ter um professor na família, o gosto pelo esporte, o querer ser professor, o gosto pelo ensino, o professor de Educação Física da escola como um exemplo, ter um diploma de nível superior e a vivência esportiva. Em relação aos saberes e motivações pertinentes às vivências a partir da entrada no curso, destacaram-se os vínculos com os pares, professores e contato com a escola. Conclusão: os saberes são constituídos ainda na vida pregressa do potencial professor, com indicativos de motivação à docência, sendo importante para ampliação de saberes docentes, os vínculos estabelecidos a partir da entrada na licenciatura em Educação Física, relacionados ao apoio pessoal e acadêmico entre pares, à relação de afinidade com disciplinas e professores, além das experiências na escola.

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Biografia do Autor

Adelar Aparecido Sampaio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Atua nas áreas de formação docente inicial e continuada, desenvolvendo estudos, oficinas e cursos nos seguintes temas: bem-estar docente, mal-estar docente, formação inicial e continuada de professores e Educação Física escolar. É pesquisador dos grupos de pesquisas: Mal-estar e Bem-estar na Docência da PUCRS; Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar e Grupo de Pesquisa Educação Física e Saúde, da Unioeste

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Publicado

28.03.2019

Como Citar

BACK, A. V.; SILVA JUNIOR, A. P. da; AHLERT, A.; SAMPAIO, A. A. Saberes que motivam na formação inicial em educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 45–52, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p45. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/21921. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional