Recentes Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em educação física e disruptura na formação: apontamentos preliminares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p245

Palavras-chave:

Diretrizes Curriculares, Formação em Educação Física, Disrupção

Resumo

Introdução: O Conselho Nacional de Educação, mediante comissão formada para escrever o parecer 584/2018 e analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Educação Física (DCNEF), editadas pela Resolução CNE/CES nº 7/2004 (BRASIL, 2004), aprovou um novo designer para formação em Educação Física no Brasil. Objetivo: Analisou o designer como um projeto de disruptura neoliberal que concretizou, finalmente, um tipo de formação advogado por setores da sociedade que consideram que a fragmentação em licenciatura e bacharelado seja a melhor opção para o sucesso professional. Métodos: Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, documental, com técnica de análise de conteúdo. Resultados: Apresentou como hipótese as disrupções que favoreceram os interesses dos defensores da divisão na formação em Educação Física que afiançam suas crenças nas recentes disrupturas da economia global, na incomum concepção de homem (corpo) e na formação estranhada, a qual chamou-se de disruptiva formação. Conclusão: Portanto, esses três pressupostos disruptivos são casualidades que explicam a natureza das recentes diretrizes para formação em Educação Física.

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Biografia do Autor

Rogério Gonçalves de Freitas, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Sociologia pela Università di Napoli Federico II- Itália. Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPA. Membro do Grupo de Pesquisa Ressignificar/UEPA.

Marcos Renan Freitas de Oliveira, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará/UEPA. Membro do Grupo de Pesquisa Ressignificar/UEPA.

Higson Rodrigues Coelho, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense -UFF e professor do curso de Educação Física da UEPA. Membro do Grupo de Pesquisa Ressignificar/UEPA. 

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Publicado

20.05.2019

Como Citar

DE FREITAS, R. G.; DE OLIVEIRA, M. R. F.; COELHO, H. R. Recentes Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em educação física e disruptura na formação: apontamentos preliminares. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 245–253, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p245. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/21959. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional