Perfil sociodemográfico e preocupações dos professores de educação física do município de Cianorte – Pr

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p119

Palavras-chave:

Preocupações Docentes, Carreira Docente, Professores.

Resumo

Introdução: Durante a carreira docente, diversos fatores influenciam o percurso profissional docente, dentre eles as preocupações docentes. Elas são organizadas em três dimensões: Consigo, Tarefa e Impacto da Tarefa, que acometem os professores em sua atuação pedagógica. Objetivo: Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo identificar as preocupações de professores de Educação Física que atuam na rede municipal de Cianorte-PR considerando as variáveis sociodemográficas. Métodos: Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva exploratória. Para a coleta dos dados, na primeira fase da investigação, participaram 14 professores de Educação Física do município de Cianorte – Paraná, que responderam um questionário sociodemográfico e a Escala de Preocupações dos Professores. Na segunda fase, foi realizada uma entrevista semiestruturada com oito professores, relacionando as variáveis sóciodemográficas com as preocupações no âmbito de sua atuação docente. Para análise dos dados quantitativos utilizou-se da análise estatística indutiva, empregando o teste de Shapiro-Wilk, e o Teste Prova U de Mann Whitney para comparar as médias das dimensões de preocupações conforme as variáveis sociodemográficas. Para os dados qualitativos, utilizou-se a análise de conteúdo. Resultados: Os professores investigados são em sua maioria jovens e com pouco tempo de carreira docente. No entanto, apresentam menor preocupação com a dimensão Consigo e o maior índice se expressa na dimensão Impacto da Tarefa. Em relação à idade, os professores que possuem até 29 anos têm maior preocupação com a dimensão Tarefa, enquanto que os professores que possuem 30 anos ou mais concentram suas preocupações na dimensão Impacto da Tarefa. Destaca-se que foram identificadas, com relevância, outras preocupações docentes, a Estrutura Familiar/Contexto Social e Formação Docente, que não estão presentes na teoria das preocupações. Conclusão: As dimensões apresentadas por Fuller e Bown, acometem os professores analisados. Além disso, outras preocupações foram evidenciadas como: Estrutura Familiar/Contexto Social e Formação Docente.

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Biografia do Autor

Fernanda Herran Fernandes, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Educação Física do Programa de Pós-Graduação associado UEM/UEL.

Professora de Educação Física da rede municipal de Cianorte/Paraná.

Anderson Gerim Rowiecki, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando em Educação Física do Programa de Pós-graduação associado UEM/UEL.

Docente do Instituto Federal do Paraná - Campus Ivaiporã.

Suelen Vicente Vieira, Universidade Estadual de Maringá; UniCesumar

Doutoranda em Educação Física do Programa de Pós-Graduação associado UEM/UEM.

Professora da UniCesumar.

Professora da rede municipal de Maringá/Paraná.

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Publicado

31.05.2019

Como Citar

FERNANDES, F. H.; ROWIECKI, A. G.; VIEIRA, S. V. Perfil sociodemográfico e preocupações dos professores de educação física do município de Cianorte – Pr. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 119–128, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p119. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/22044. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional