Professores(as)-pesquisadores(as) de educação física na educação básica: idiossincrasias e fomento à formação na região metropolitana de Fortaleza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n2.p143
Agências de fomento
CAPES - Residência Pedagógica, CNPq - PIBIC

Palavras-chave:

pesquisa colaborativa, formação de professores(as), educação física escolar

Resumo

Introdução: Investigamos as características dos processos formativos de três docentes e os motivos subjacentes à sua mobilização como professores(as) que se preocupam em pesquisar. Objetivo: O objetivo de nossa investigação é compreender as idiossincrasias desses(as) professores(as)-pesquisadores(as), que investigam suas próprias práticas educativas na educação básica, na área da educação física na cidade de Fortaleza e na região metropolitana. Métodos: O nosso estudo é fundamentado em uma pesquisa qualitativa com a colaboração de professores(as) de educação física de escolas públicas da rede estadual de educação básica de Fortaleza. A pesquisa colaborativa foi realizada com uma professora e dois professores ao longo de um ano e meio. Resultados: Temos como principal resultado da pesquisa, o engajamento efetivo dos(as) professores(as) com as suas práticas educacionais. Portanto, a responsabilidade com os processos de ensino está associada aos modos de investigação realizados pelos(as) docentes. Conclusão: Consideramos que o envolvimento com projetos e também com grupos de estudos das universidades, tanto durante a graduação quanto na pós-graduação, tornam o trabalho de cada professor(a) diferenciado em termos (auto)formativos. 

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Biografia do Autor

Amanda Taiane Correia de Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFCE)

Licencianda em Educação Física no Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará | Bolsista do Programa de Residência Pedagógica

Liana Lima Rocha, Universidade Federal do Ceará (UFCE)

Doutoranda em Educação Brasileira na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará

Luciana Venâncio, Universidade Federal do Ceará (UFCE)

Professora Adjunta no Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará | Pós-Doutora em Educação

Luiz Sanches Neto, Universidade Federal do Ceará (UFCE)

Professor Adjunto no Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará | Pós-Doutor em Educação

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Publicado

04.07.2019

Como Citar

OLIVEIRA, A. T. C. de; ROCHA, L. L.; VENÂNCIO, L.; SANCHES NETO, L. Professores(as)-pesquisadores(as) de educação física na educação básica: idiossincrasias e fomento à formação na região metropolitana de Fortaleza. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 2, p. 143–151, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n2.p143. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/22046. Acesso em: 28 mar. 2024.