NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

 

1 ORIENTAÇÕES GERAIS

O Caderno de Educação Física – Estudos e Reflexões é uma publicação do Colegiado de Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e tem como propósito:
- publicar estudos, pesquisas e documentos científicos que incentivem o debate sobre fenômenos concernentes à Educação Física; e
- publicar estudos, pesquisas e documentos científicos que fundamentem e contribuam para a intervenção pedagógica/profissional na área de Educação Física.

2 FORMATO DOS TRABALHOS

O periódico Caderno de Educação Física – Estudos publica trabalhos nos seguintes formatos:
- Artigos originais: investigações inéditas baseadas em dados empíricos, em acordo com princípios científicos teórico-metodológicos;
- Artigos de revisão: análise, interpretação, contraponto, desenvolvimento de construtos teóricos da área de Educação Física;
- Artigos de ponto-de-vista: defesa e apresentação de interpretações e abordagens, soluções e expectativas relacionadas à área de Educação Física.
- Relatos de experiência: estudos de caso com interpretações relativas a intervenções pedagógicas/profissionais da área de Educação Física;
- Resenhas: revisão crítica de obra recém-publicada;
- Resumos: relato de pesquisa sucinto;
- Documentos: documentos oficiais relacionados a Educação Física; e
- Carta aos Editores: manifestações dos leitores da revista.

3 FORMATAÇÃO DO TEXTO

A apresentação formal do texto do trabalho deverá obedecer às seguintes especificações:
- Página e margens: formato A4, superior e esquerda a 3,0 cm; direita e inferior a 2,0 cm; rodapé a 1,5 cm.
- Redação: o texto deve ser redigido em Português, digitado no software Microsoft Word for Windows ou OpenOffice (ou ainda nao formato RTF), fonte do tipo Arial tamanho 12 e espaçamento entrelinhas 1,5 para o texto e fonte do tipo Arial 10 com espaçamento entrelinhas 1,0 para citações diretas com mais de 3 linhas e demais notas.
- Tamanho e formato dos artigos e relatos: devem ter, no máximo, 5.000 palavras, com a seguinte estrutura: Título (em negrito e caixa alta) em português e inglês, Autor(es) (Nome, Titulação, Instituição, E-mail e Endereço para Correspondência do primeiro autor), Resumo (máximo de 400 palavras) em Português e Inglês (Abstract), Palavras-chave (máximo 3 identificadores) em Português e Inglês, Corpo do texto (geralmente Introdução, Fundamentação Teórica, Metodologia ou Materiais e Métodos, Apresentação e Discussão dos Resultados, Considerações Finais) e Referências.
- Tamanho e formato das resenhas e resumos: os resumos devem ter, no máximo, 400 palavras, com a seguinte estrutura: Título (em negrito e caixa alta), Autor(es) (Nome, Titulação, Instituição, E-mail e Endereço para Correspondência do primeiro autor), Corpo do Resumo; as resenhas devem ter, no máximo, 1.000 palavras, com a seguinte estrutura: Título (em negrito e caixa alta), Autor(es) (Nome, Titulação, Instituição, E-mail e Endereço para Correspondência do primeiro autor), Corpo da Resenha e Referências.
- Citações e referências: as citações devem ser incluídas no corpo do texto, no formato Autor-Data (NBR 10520/2002), com a respectiva referência relacionada no final do texto (NBR 6023/2002).

Exemplos de citações:

- Se a citação estiver incluída na sentença, deve ser em letras maiúsculas e minúsculas
A aprendizagem motora, explica Magill (2000, p. 136), refere-se a “uma alteração na capacidade da pessoa em desempenhar uma habilidade, que deve ser inferida como uma melhoria relativamente permanente no desempenho, devido à prática ou à experiência”.

- Se a citação estiver incluída entre parênteses, deve ser em letras maiúsculas
A aprendizagem motora refere-se a “mudanças de processos internos que determinam a capacidade do indivíduo de produzir uma ação motora. O nível de aprendizagem motora do indivíduo melhora com a prática e é, freqüentemente, inferido pela observação de níveis relativamente estáveis de performance motora da pessoa” (SCHMIDT; WRISBERG, 2001, p. 190)

- Em citação de 02 ou 03 autores ou mais de uma obra entre parênteses usa-se separação por ponto-e-vírgula
O conhecimento é uma tomada de consciência do homem sobre o mundo vivido, que demanda de atitude crítica-prática, tratando-se, por natureza, de uma atividade transformadora da realidade (BARROS; LEHFELD, 2005)
A confiança (um elemento chave no marketing de relacionamento) é a disposição para contar com um parceiro numa relação de troca, havendo uma capacidade de aceitar a vulnerabilidade face à incerteza (MOORMAN et al., 1992; MORGAN; HUNT, 1994)

- Em citação de mais de 03 autores utiliza-se a expressão et al.
Em estudo sobre os hábitos saudáveis de escolares, Both et al. (2007) constaram que existe boa percepção dos escolares na relação entre atividade física, prevenção de doenças, alimentação e excesso de gordura corporal, contudo, em vista dos níveis de percepção observados, salientam melhor abordagem deste tema com o público escolar.

- Citaçõe direta com menos de 3 linhas
Para Bracht (2002, p. 193-194) “[...] é forçoso reconhecer que é necessário identificar no processo de constituição e mudança da sociedade moderna [...] um elemento fortemente determinante e/ou condicionante da gênese do desenvolvimento do esporte”.

- Citação direta com mais de 3 linhas
O que tem levado os educadores dos diferentes locais a discutir a formação dos professores é, sem dúvida, o ‘descaminhar’ em que se encontra o processo de ensino que existe dentro das escolas, seja em que modalidade for, ou por despreparo do professor, falta de compromisso, da sua própria competência ao realizar sua docência ou, principalmente, ‘desilusão’ com o seu ‘fazer’ educativo, insatisfação que talvez seja própria da atividade educativa. (PERES, 2008, p. 53)

-Citação indireta
Na tentativa de compreender o fenômeno do lazer na sua relação com a cultura, sobretudo em relação a como as práticas de manifestações lúdicas participam na formação identitária e na constituição de laços de solidariedade entre os indivíduos e coletividades, Mascarenhas (2005) percebeu que as formas de sociabilidade no contexto do capitalismo avançado descrevem um movimento de ruptura e descontinuidade em relação às modalidades tradicionais de lazer, convergindo para o formalismo, o anonimato, a impessoalidade e o individualismo.

Exemplos de referências:

- Livros
BARROS, A. de J. P.; LEHFELD, N. A. de S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

MAGILL, R. A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blücler, 2000.

SCHMIDT, R. A.; WRISBERG, C. A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

- Capítulos de Livros

BRACHT, V. Esporte, história e cultura. In: PRONI, M.; LUCENA, R. (orgs.) Esporte: história e sociedade. Campinas, Autores Associados, 2002. p. 191-206.

PERES, L. S. O profissional de educação física: reflexos na sua formação e perspectivas de mudança. In: PERES, L. S. (org.) Práticas pedagógicas em Educação Física: sonhando com mudanças. Cascavel: Os autores, 2008. p. 27-68.

- Dissertação/Tese

MASCARENHAS, F. Entre o ócio e o negócio: teses acerca da anatomia do lazer. 2005. 308 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

- Artigo de Periódico

MORGAN, R. M.; HUNT, S. D. The commitment-trust theory of relationship marketing. Maryland, Journal of Marketing, v.58, n.3, p.20-38, jul., 1994.

- Trabalho de Anais de Evento

BOTH, J. et al. Hábitos saudáveis: a percepção de escolares de Marechal Cândido Rondon – Paraná. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, 8, 2007. Marechal Cândido Rondon. Anais... Marechal Cândido Rondon: Gráfica Líder, 2007, p. 70-76.

MYSKIW, M. Confiança e comprometimento nos relacionamentos entre Clubes de Futebol e Veículos de Comunicação In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 30, 2007. Santos. Anais... Santos: Intercom, 2007. 1 CD-ROM.

- Documentos

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 134, n. 248, 23 dez. 1996. Seção 1, p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação – referências – elaboração. Rio de Janeiro, 2002. 24 p.

- Documentos eletrônicos

ARAÚJO, D. C. de; SCHEMES, C. O corpo e a mídia: análise de uma campanha publicitária. Revista Digital Efdeportes. Buenos Aires, a. 12, n. 118, marzo, 2008. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd118/o-corpo-e-a-midia.htm> . Acesso em: 10 de março de 2008.

4 AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

A avaliação dos trabalhos recebidos é procedida segundo a originalidade, a objetividade, a coerência e a consistência teórico-metodológica, como também as adequações às normas técnicas estabelecidas, sendo operacionalizada nos sistemas peer view (por pares) e blind (revisão cega). O parecer dos consultores comportará 03 (três) possibilidades: 1) aceitação integral; 2) aceitação com reformulações; e 3) recusa integral. A aceitação dos trabalhos está condicionada a 02 (dois) pareceres de aceitação integral ou com reformulações, desde que produzidas pelos autores.

5 ENVIO DOS TRABALHOS

Os trabalhos devem ser enviados no prazo definido pelo Edital de Chamada ao Conselho Editorial do Caderno de Educação Física: Estudos e Reflexões, em formato digital (em apenas 1 arquivo com extensão doc do Microsoft Word), no portal do Sistema de Acesso à Biblioteca Eletrônica de Revistas (SABER), disponível no seguinte endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica. Para submeter o trabalho é necessário realizar o cadastro como Autor e seguir as orientações (passos) constantes no próprio sistema.

Após o envio eletrônico, o(s) autor(es) deve(m) encaminhar (pessoalmente ou por correio) a Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais (conforme modelos disponíveis no portal), documentos estes obrigatórios para a avaliação, aceite e publicação do trabalho. Os documentos devem ser enviados para o Colegiado de Educação Física da UNIOESTE (aos cuidados do Editor do Caderno de Educação Física: Estudos e Reflexões), na Rua Pernambuco, 1777, Centro, CEP 85960-000, Marechal Cândido Rondon – Estado do Paraná.

6 ORIENTAÇÕES FINAIS

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores, cuja publicação não é remunerada. Os direitos autorais, em caso de aceitação do trabalho pelo Caderno de Educação Física: Estudos e Reflexões são de propriedade do Colegiado de Educação Física da UNIOESTE, sendo permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.