A educação física e sua visibilidade científica: um diálogo com docentes eméritos sobre os 35 anos do curso de educação física e os 20 anos do Caderno de Educação Física (e Esporte)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p141

Palavras-chave:

Educação Física, Formação docente, Revista científica

Resumo

OBJETIVO: O presente texto tem como objetivo discutir a Educação Física na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste e sua visibilidade científica através de um diálogo com docentes eméritos do curso no contexto das comemorações dos 35 anos do curso de educação física e dos 20 anos da revista científica publicada pelo curso. MÉTODO: A metodologia se delineia como um estudo exploratório, realizado através da técnica de entrevista informal com três professores que se aposentaram no ano em que se completaram os 35 anos do curso de Educação Física e os vinte anos de existência da Revista Caderno de Educação Física (e Esporte). RESULTADOS: Os entrevistados avaliaram as principais transformações que ocorreram na formação de professores em Educação Física nos últimos anos e dialogaram sobre como eles vivenciaram estas mudanças ao longo de seu trabalho no curso. Também apresentaram sua visão sobre o surgimento da revista científica do curso e sua importância para a divulgação do curso. CONCLUSÃO: Conclui-se que o curso de Educação Física atinge plenamente seus objetivos e que, diante das constantes modificações na formação de professores o curso de Educação Física sempre acompanhou e incorporou de maneira consciente as mudanças, adequando a formação aos interesses e necessidades regionais. Sobre a Revista científica os entrevistados defendem que ela vem atendendo os seus objetivos com sucesso, com uma boa comissão editorial, conselho editorial e editor preocupados com a sua qualidade, estimulando a publicação das pesquisas do próprio curso e de outros autores da área. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alvori Ahlert, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, no curso de Educação Física - Licenciatura, membro do GEPEFE e docente pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável – PPG_DRS.

Downloads

Publicado

30.12.2019

Como Citar

AHLERT, A. A educação física e sua visibilidade científica: um diálogo com docentes eméritos sobre os 35 anos do curso de educação física e os 20 anos do Caderno de Educação Física (e Esporte). Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 1, p. 141–148, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p141. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/23313. Acesso em: 29 mar. 2024.