A pedagogia crítica da educação física escolar: relatos de uma experiência docente com o badminton

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p93

Palavras-chave:

Pedagogia Crítica, Educação Física escolar, Badminton, Escola pública.

Resumo

INTRODUÇÃO: Este relato apresenta uma experiência pedagógica de ensino do badminton sustentada nas perspectivas de uma pedagogia crítica freiriana, visando superar limitações de ensino dos esportes em contextos escolares pautadas exclusivamente no aprimoramento técnico e na aptidão física, assim como potencializar a experimentação corporal dessa modalidade esportiva e a problematização de aspectos sociais, culturais e econômicos.
OBJETIVO: Apresentar uma prática pedagógicas de Badminton para discutir uma proposta pedagógica crítica da educação física escolar.
MÉTODOS: A realização desta prática pedagógica ocorreu com 68 estudantes de turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas, uma da área rural e outra urbana, do município de Guarani das Missões (RS), no ano de 2019, tendo como duração um trimestre letivo com 20 aulas.
RESULTADOS: Os estudantes vivenciaram a prática da modalidade de badminton, tendo nas rodas de conversa um excelente espaço de diálogos e reflexões críticas sobre aspectos históricos, econômicos e sociais que envolvem o badminton, políticas públicas de esporte e lazer do município e a cultura esportiva da região, marcada pela hegemonia do futsal e presença de uma monocultura esportiva na escola.
CONCLUSÃO: A prática do badminton potencializou a reflexão crítica sobre a cultura esportiva local e permitiu que os estudantes se colocassem no centro do processo educativo por meio do diálogo e reconhecessem a problematização do contexto social como possibilidade de “ser mais”.

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Biografia do Autor

Samuel Nascimento de Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Didática e Metodologia de Ensino da Educação Física- DIMEEF/UFRGS.
Professor de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Guarani das Missões - RS.

Leandro Oliveira Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Didática e Metodologia de Ensino da Educação Física- DIMEEF/UFRGS.
Universidade Vale do Taquari - UNIVATES
Professor de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Teutônia-RS

Márcio Cardoso Coelho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Didática e Metodologia de Ensino da Educação Física- DIMEEF/UFRGS.
Professor de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

Fabiano Bossle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano - UFRGS.
Líder do Grupo de Pesquisa em Didática e Metodologia de Ensino da Educação Física- DIMEEF/UFRGS.

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Publicado

31.07.2020

Como Citar

ARAUJO, S. N. de; ROCHA, L. O.; COELHO, M. C.; BOSSLE, F. A pedagogia crítica da educação física escolar: relatos de uma experiência docente com o badminton. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 2, p. 93–99, 2020. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p93. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/24360. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Esportes de Raquete