Práticas avaliativas na educação física escolar: um estudo com professores de Miracema do Tocantins (TO)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p131

Palavras-chave:

Avaliação, aprendizagem, educação física

Resumo

OBJETIVO: O foco desta pesquisa foi compreender quais práticas avaliativas têm sido mobilizadas na educação física escolar no município de Miracema do Tocantins (TO).
MÉTODOS: A pesquisa configura-se como um estudo de caso e utilizou como instrumento de produção de fontes um questionário estruturado e aplicado junto a cinco professores com formação em educação física do município de Miracema do Tocantins (TO). Os dados produzidos foram organizados por meio do software SPSS, v. 20.0, apresentados em forma de quadros. Utilizou-se a literatura sobre avaliação para aprendizagem na análise de dados.
RESULTADOS: O estudo sinalizou o movimento auto formativo dos professores no tocante a avaliação para aprendizagem, bem como a dificuldade em compreender quais os objetivos que devem ser avaliados. Também sinalizou a utilização de práticas avaliativas associadas com a perspectiva da medida e em menor quantidade aquelas pautadas no protagonismo dos alunos.
CONCLUSÃO: Conclui-se que os docentes pesquisados mobilizaram uma variedade de práticas avaliativas para aprendizagem na educação física escolar, contudo privilegiaram o aprendizado sobre o conteúdo em detrimento do fazer corporalmente.

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Biografia do Autor

Marciel Barcelos, Universidade Federal do Tocantins (UFT) Campus Miracema

Doutor em Educação Física; Líder do Grupo de investigação pedagógica em educação física - Gipef.

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Publicado

14.07.2020

Como Citar

BARCELOS, M. Práticas avaliativas na educação física escolar: um estudo com professores de Miracema do Tocantins (TO). Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 2, p. 131–136, 2020. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p131. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/24816. Acesso em: 28 mar. 2024.