A compreensão de alunos do ensino fundamental de uma escola pública sobre saúde, corpo e mídia a partir da telenovela “Malhação”
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2011.v10.n19.p43Palavras-chave:
Educação Física, Saúde, Corpo, TelevisãoResumo
O contato dos jovens, atualmente, com os mais diversos meios de comunicação (televisão, rádio, mídia impressa e internet, entre outros) acaba repercutindo na vida desses mesmos sujeitos de maneira a formar suas opiniões em relação ao que é apresentando pelos discursos midiáticos. Assim, esta pesquisa teve como objetivo investigar como alunos de uma escola pública de Aracaju/SE vêem e associam a relação corpo, saúde e mídia, a partir da telenovela “Malhação” da Rede Globo de Televisão. Para a coleta dos dados, foi utilizado um questionário, e, diante das respostas dos alunos do ensino fundamental e com o diálogo realizado com a literatura investigada, refletimos e discutimos sobre temas como a preocupação com a saúde dos jovens, a imagem corporal difundida pelo veículo midiático, o padrão de beleza e tendências que aparecem na telenovela mencionada. Pudemos perceber que os alunos reconhecem a existência de determinados padrões corporais e estéticos veiculados pela telenovela, e que, de alguma maneira, relatam seguir tais modelos em seu dia-a-dia, o que, ao menos no pequeno grupo investigado, permite-nos constatar que há uma pequena influência do produto televisivo nos hábitos dos jovens, como vestuário e estilos musicais.
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