Revista do curso de educação física da Unioeste: análise da produção científica de 1999 a 2010

Autores

  • Robson Frank Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon
  • Angela Schone Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon
  • Anne Caroline Duarte Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon
  • Jalusa Andréia Storch Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas
  • Willian Cavalli Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon
  • Douglas Roberto Borella Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2013.v11.n1.p11
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação Física, Artigos científicos, Análise.

Resumo

A produção científica é fundamental para a disseminação novos conhecimentos, para a impulsão da ciência, tecnologia e inovação nas diferentes áreas do conhecimento, sendo considerada concluída quando seus resultados são publicados, por meio dos periódicos ou outras fontes. Analisou-se a revista Caderno de Educação Física – estudos e reflexões, vinculada ao curso de Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, no período de 1999 a 2010, buscando conhecer as características das publicações e as particularidades desta revista. O estudo analisou 143 artigos ao longo das 15 edições da revista. Os resultados apontaram para uma tendência de pesquisas vinculadas a escola e a saúde e qualidade de vida. Entretanto, pode-se destacar, de modo geral, que seus estudos vinham conduzidos por pequenos grupos de pessoas que publicam muitos artigos, sendo, de certa forma, limitante para o desenvolvimento da revista, propiciando pouca troca de saberes interdisciplinares. No decorrer dos seus 11 anos de publicação (1999 - 2010), houveram incrementos em diversos aspectos da revista, tais como a regularidade na emissão de suas produções científicas a partir do ano de 2008, as quais encontram-se atualmente disponíveis em edições semestrais na versão impressa e on-line, além do maior rigor nas revisões dos artigos aceitos por parte do corpo editorial, sendo um fato positivo para aumento em seu prestígio nacional. Com a avaliação de alguns fatores será possível alavancar ainda mais o prestígio da revista, mediante novos enfoques e olhares que envolvam o ser humano e a educação do movimento em seus diferentes campos do saber.

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Publicado

28.09.2013

Como Citar

FRANK, R.; SCHONE, A.; DUARTE, A. C.; STORCH, J. A.; CAVALLI, W.; BORELLA, D. R. Revista do curso de educação física da Unioeste: análise da produção científica de 1999 a 2010. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 11, n. 1, p. 11–24, 2013. DOI: 10.36453/2318-5104.2013.v11.n1.p11. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/7844. Acesso em: 28 mar. 2024.