Ações do Projeto AMA (Atividade Motora Adaptada) e a caracterização dos participantes com necessidades educacionais especiais

Autores

  • Aline Miranda Strapasson Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas
  • Jalusa Andréia Storch Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas
  • Dcheimy Janayna Baessa Universidade Paranaense (Unipar), Toledo

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2013.v11.n2.p79

Palavras-chave:

Atividade Motora, Esportes, Pessoas com Deficiência.

Resumo

O presente estudo apresenta a caracterização de um projeto de extensão universitária, desenvolvido pelo curso de Educação Física da Universidade Paranaense (UNIPAR), o qual atende várias pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE) do município de Toledo - PR e região, através de Atividades Aquáticas Recreativas, Natação, Capoeira, Tênis de Mesa, Parabadminton e Handebol em Cadeira de Rodas. Caracterizar os participantes do projeto e verificar a percepção dos mesmos em relação aos efeitos promovidos pelas atividades motoras adaptadas ofertadas também fazem parte dos objetivos deste trabalho. Por meio de uma pesquisa de campo, descritiva e com delineamento transversal, foram entrevistados 88 participantes do projeto, todos com NEE. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário semi-estruturado, composto por 18 questões abertas e fechadas. De acordo com os participantes, a percepção sobre os benefícios proporcionados pelo Projeto AMA (Atividade Motora Adaptada) foi bastante significativa. Os relatos indicaram incremento no desenvolvimento das habilidades motoras de 100% dos participantes; estímulo para a prática de atividade física (89%); melhora na qualidade de vida e a saúde (78%), promoção da autoestima (77%); otimizou a capacidade de lidar com problemas e com o estresse (75%) e melhoria na execução das Atividades de Vida Diária (51%). Por meio destes resultados, percebe-se a importância das ações desenvolvidas pelo Projeto AMA sobre diversos aspectos da vida e saúde de pessoas com NEE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORELLA, D. R. et al. Projeto UNIAMA: Atividades motoras adaptadas na UNIOESTE. Revista ADAPTA, Ilhéus, v. 7, n. 1, p. 33-37, 2011.

BRASIL. Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213compilado.htm>. Acesso em: 15 de junho de 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei n°. 12.796/2013, de 04/04/2013.

CALEGARI, D. R.; GORLA, J. I.; ARAÚJO, P. F. Handebol em cadeira de rodas: regras e treinamento. São Paulo: Phorte, 2010.

CASTRO, E. M. de. Atividade física adaptada. Ribeirão Preto: Tecmed, 2005.

CASTRO, E. M. de. PROEFA: uma tradição de 18 anos. Estrutura de um projeto de extensão universitária em educação física adaptada. Revista ADAPTA, Rio Claro, v. 2, n. 1, p. 18-27, 2006.

LIMA, S. M. T. A extensão universitária em educação física adaptada como elemento estimulador do processo de inclusão. In: RODRIGUES, D. Atividade motora adaptada. A alegria do corpo. São Paulo: Artes Médicas, 2006. p. 93-102.

LIMA, B. S. A extensão universitária no curso de educação física da Universidade Federal do Maranhão: uma análise do projeto “jovens com a bola toda”. 2009. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2009.

DUARTE, E.; LIMA, S.M.T. Atividade física para pessoas com necessidades especiais. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

IPC. Internacional Paralympic Committe. Home. Disponível em: <http://www.paralympic.org/> Acesso em: 12 de abril de 2014.

NABEIRO, M.; ZONTA A, F. Z. Programa de Extensão: aprendendo como corpo d’eficiente. Revista ADAPTA, Rio Claro, v. 2, n.1, p. 15-17, 2006.

PINDOBEIRA, E.; et al. Programa de atividade motora adaptada: possibilidades de inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física. Revista ADAPTA, Ilhéus, v. 13, n. 2, p. 49, 2012.

PINHEIRO, E. S. et al. Atividades físicas para um grupo de pessoas com deficiência intelectual. Revista ADAPTA, Ilhéus, v. 13, n. 2, p. 44, 2012.

RODRIGUES, D. Atividade motora adaptada. A alegria do corpo. São Paulo: Artes Médicas, 2006.

ROSSI, P. et al. Prática de atividade física adaptada: benefícios do PROAFA/UFSCar. Revista ADAPTA, Ilhéus, v. 13, n. 2, p. 66, 2012.

THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2012.

Downloads

Publicado

24.06.2014

Como Citar

STRAPASSON, A. M.; STORCH, J. A.; BAESSA, D. J. Ações do Projeto AMA (Atividade Motora Adaptada) e a caracterização dos participantes com necessidades educacionais especiais. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 11, n. 2, p. 79–88, 2014. DOI: 10.36453/2318-5104.2013.v11.n2.p79. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/9393. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência