PROSÓDIA MARCÁRIA: UMA ETNOGRAFIA DA COMUNICAÇÃO DA SIGNIFICAÇÃO DAS MARCAS NA FALA DE INTERLOCUTORES EM CONTEXTOS SOCIAIS

Autores

  • André Luiz Maranhão de Souza Leão
  • Sérgio Carvalho Benício de Mello
  • Suélen Matozo Franco

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v15i29.11455

Palavras-chave:

marcas, consumo, elementos de prosódia, etnografia da comunicação.

Resumo

Nas últimas décadas tem se reconhecido que as marcas exercem um papel muito além da concepção de “nomear”, “marcar” e “distinguir”. Elas pertencem a um universo simbólico, e ao mesmo tempo o constituem, permitindo que os indivíduos signifiquem suas experiências por meio delas e, reciprocamente, as signifiquem por meio de suas vivências. A despeito do conhecimento dessa dimensão simbólica, pouco se investiga sobre como esses consumidores constroem esses significados. Assumindo uma perspectiva pragmática da linguagem, o presente estudo objetiva compreender como os consumidores significam as marcas, em suas interações, por meio de elementos de prosódia, que constituem importantes pistas sonoras de atitudes, emoções e intenções em situações de fala. Para tal, realizamos uma etnografia da comunicação com análise do discurso funcional. Os achados indicam o papel da prosódia na significação das marcas, uma perspectiva não mapeada na literatura da área.

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Publicado

18-11-2016

Como Citar

LEÃO, A. L. M. de S.; MELLO, S. C. B. de; FRANCO, S. M. PROSÓDIA MARCÁRIA: UMA ETNOGRAFIA DA COMUNICAÇÃO DA SIGNIFICAÇÃO DAS MARCAS NA FALA DE INTERLOCUTORES EM CONTEXTOS SOCIAIS. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 15, n. 29, p. 25–49, 2016. DOI: 10.48075/revistacsp.v15i29.11455. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/11455. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos