O IMPACTO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA POR MEIO DOS INDICADORES ETHOS SEBRAE-2013, NAS AÇÕES DAS EMPRESAS INVESTIGADAS

Autores

  • Suziméri Vilas Bôas Pescador
  • Fernanda Briere
  • Patrícia Novak

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v15i29.12178

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Corporativa-RSC, Instituto Ethos, Indicadores ETHOS-SEBRAE.

Resumo

O objetivo geral deste estudo foi analisar o impacto dos resultados da RSC, por meio dos Indicadores ETHOSSEBRAE em 2013, nas ações das empresas investigadas. Como objetivos específicos, buscou-se: verificar a percepção dos gestores quanto à aplicação do instrumento e os resultados obtidos na avaliação em 2013; identificar possíveis mudanças no processo de gestão a partir dos resultados da avaliação, na visão dos gestores; e, analisar as vantagens, desvantagens e possíveis limitações da implantação de programas de RSC nas empresas avaliadas. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado aos gestores das referidas empresas. A análise foi desenvolvida de forma descritiva e com abordagem qualitativa. Quanto aos resultados, os gestores destacaram a percepção da realidade da empresa sobre a RSC e a importância dessas informações como parâmetro para implantação de ações e melhorias na gestão. Como desvantagens, a falta de recursos e o custo, e como vantagens, que a prática de RSC traz benefícios para todos os envolvidos com o negócio e contribui para o desenvolvimento da empresa. De modo geral, os resultados da avaliação da RSC permitiram aos gestores, uma maior compreensão da RSC como modelo de gestão, para agregar valor aos negócios e conquistar maior competitividade no mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-11-2016

Como Citar

PESCADOR, S. V. B.; BRIERE, F.; NOVAK, P. O IMPACTO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA POR MEIO DOS INDICADORES ETHOS SEBRAE-2013, NAS AÇÕES DAS EMPRESAS INVESTIGADAS. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 15, n. 29, p. 115–138, 2016. DOI: 10.48075/revistacsp.v15i29.12178. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/12178. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos