ADOÇÃO DO PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 12 – AJUSTE A VALOR PRESENTE: UM ESTUDO DO IMPACTO NO ÍNDICE DE NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO EM EMPRESAS LISTADAS NA BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS BOVESPA S.A - BM&FBOVESPA

Autores

  • Debora Gomes Machado
  • Valmor Reckziegel
  • Patricia Siqueira Varela

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v14i26.12238

Palavras-chave:

Normas internacionais de contabilidade, Ajuste a Valor Presente, Necessidade de Capital de Giro.

Resumo

A internacionalização da contabilidade se encontra em franco desenvolvimento no Brasil, o que tem ocorrido com a emissão de vários pronunciamentos pelo CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) e sua adoção pelas empresas brasileiras. Assim, buscando contribuir para a convergência de fato aos padrões internacionais de contabilidade, o objetivo central deste estudo foi identificar o impacto no índice de necessidade de capital de giro, quando da adoção do Pronunciamento Técnico CPC 12 – Ajuste a Valor Presente nos exercícios de 2008 e 2009, em empresas de diferentes segmentos com ações negociadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros - BM&FBovespa. A pesquisa se desenvolveu pelo raciocínio dedutivo e classifica-se como descritiva, documental e quantitativa. A amostra do estudo contou com empresas que possuem ações negociadas na BM&FBovespa, classificadas pela Revista Exame no ranking das Melhores e Maiores, de diversos segmentos de atuação, sendo o critério de seleção da amostra maiores vendas do ano de 2009. A amostra inicial contou com 88 empresas, excluindo-se as empresas que não divulgaram informações ou tiveram efeitos irrelevantes do ajuste a valor presente, restaram 24 empresas. Após a análise de conteúdo do Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício e Notas Explicativas destas empresas conclui-se que houve efeito do ajuste a valor presente no índice de necessidade de capital de giro, bem como no resultado financeiro e no lucro, também a sinalização de que o impacto foi mais significativo no segmento de varejo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-06-2015

Como Citar

MACHADO, D. G.; RECKZIEGEL, V.; VARELA, P. S. ADOÇÃO DO PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 12 – AJUSTE A VALOR PRESENTE: UM ESTUDO DO IMPACTO NO ÍNDICE DE NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO EM EMPRESAS LISTADAS NA BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS BOVESPA S.A - BM&FBOVESPA. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 14, n. 26, p. 263–286, 2015. DOI: 10.48075/revistacsp.v14i26.12238. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/12238. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos