A Mulher e as Relações de Trabalho

Autores

  • Odete Lodi

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v5i9.1427

Palavras-chave:

relações de gênero, relações de produção, mercado de trabalho, organização do trabalho

Resumo

A crescente participação da mulher no mercado de trabalho no Brasil é uma tendência desde o final dos anos 70 e que se acentuou nas décadas de 80 e 90 do século XX.A relação de gênero formada por homens e mulheres é ancorada por diferenças biológicas que, na maioria das vezes, se transformam em desigualdades. A exclusão que atinge a mulher acontece, geralmente, pelas vias do trabalho, da classe, da cultura, da etnia, da idade, da raça, tornando-se difícil atribuí-la a um aspecto específico desse fenômeno. Portanto, ao se traçar
a trajetória da mulher no mercado de trabalho, verificase que não se consegue ter uma visão de maneira única da mulher voltada exclusivamente para uma determinada ocupação ou função. A mulher é vista ainda hoje como aquela que assume dois papéis: o de trabalhadora e o de administradora do lar. A realidade do trabalho feminino mostra então claramente que ainda são poucas as mulheres que se destacam e que têm as mesmas condições funcionais e salariais, além da mesma valorização que o homem dentro do mundo do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

LODI, O. A Mulher e as Relações de Trabalho. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 5, n. 9, p. p. 149–160, 2000. DOI: 10.48075/revistacsp.v5i9.1427. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/1427. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos