ANALISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: levantamento do estilo de vida da terceira idade

Andréia Cássia Moura, Juliana França Martins, Gabriela Soares Vieira, Sunamari de Jesus Bráz

Resumo

Esta pesquisa teve o intuito de contribuir no levantamento do perfil socioeconômico e no levantamento do estilo de vida predominante da terceira idade a partir da escala VALS (Valores e estilo de vida). A metodologia classifica-se como conclusiva descritiva, com o uso do método survey. Em maio de 2015 foi obtida uma amostra de 174 respondentes do curso da maturidade do Centro universitário Estácio Belo Horizonte.  A partir da análise dos resultados da amostra verificou-se o perfil referente a sexo, escolaridade, renda e faixa etária.  No que se refere ao estilo de vida, predominou na amostra o estilo de vida “pensador” (59,2%). Em segundo lugar, foi apontado o estilo “inovador”. Quanto ao desenvolvimento de produtos e serviços para a terceira idade, tomando como base os estilos de vida predominantes apontados no estudo, a recomendação gerencial é enfatizar na comunicação empresarial a durabilidade e valor dos produtos, também a qualidade dos produtos e serviço, uma vez que esse público é extremamente exigente haja vista o gosto por produtos e serviços de nicho e de alto nível. 

 

Palavras-chave

Comportamento do consumidor, terceira idade, estilo de vida

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