ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE LABORAL: O CONTEXTO DOS ABUSOS PSICOLÓGICOS CONTRA AS MULHERES

Autores

  • Tainá Bruna Morandi Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Thiago Soares Nunes Centro Universitário UNA https://orcid.org/0000-0002-1323-8160

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v17i32.18544
Agências de fomento

Palavras-chave:

Assédio moral, Situações hostis, Mulheres

Resumo

Embora historicamente as mulheres lutem por direitos igualitários, ainda hoje elas são tratadas de forma desigual, vistas como inferiores e menos capazes do que os homens. Sendo, portanto, alvo de situações constrangedoras, hostis, humilhantes e violências diversas, em especial, como o assédio moral. Este artigo objetiva caracterizar a ocorrência de assédio moral contra mulheres atuantes no mercado de trabalho formal brasileiro. A pesquisa foi classificada como quanti-quali e descritiva. Os dados foram coletados por um questionário (411 respostas), divulgado nas redes sociais e por e-mail, além de três entrevistas individuais. Para análise de dados, foram realizadas estatísticas descritivas e análise de conteúdo. Constatou-se que 20% sofrem por situações relacionadas a deterioração proposital das condições de trabalho, 15% de isolamento e recusa de comunicação, 24% de atentado contra a dignidade e 12% de violência verbal, física e sexual, tendo como agressores chefes (70%) e homens (57,1%). Para as participantes, o motivo preponderante da ocorrência da violência foi devido a serem mulheres. Conclui-se que, a construção de políticas e ações de proteção a mulher, contra essa desigualdade, é fundamental. Bem como, atentar para mudar a cultura organizacional, local e nacional, que alimenta e reproduz essa forma de violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tainá Bruna Morandi, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Administração pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Doutorado (2012) em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado (2008) e Graduação (2005) em Administração também pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência profissional na área de gestão de pessoas, tendo atuado como Diretora de Gestão de Pessoas da UFFS em 2010/2011 e também atuou como Chefe de Gabinete de 2011-2016. Atua, em convênio, como Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisa principalmente os seguintes temas Administração Universitária, Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Gestão da Inovação e Educação a Distância. Pesquisadora do INPEAU/UFSC - Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária.

Thiago Soares Nunes, Centro Universitário UNA

Centro Universitário UNA. Pós-Doutorado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016), com período sanduíche no Departamento de Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/Espanha). Mestre em Administração pela UFSC (2011). Especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações pela UFSC (2008). Graduação em Administração pela UFSC (2007).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

28-06-2018

Como Citar

MORANDI, T. B.; TOSTA, K. C. B. T.; NUNES, T. S. ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE LABORAL: O CONTEXTO DOS ABUSOS PSICOLÓGICOS CONTRA AS MULHERES. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 17, n. 32, p. 186 a 212, 2018. DOI: 10.48075/revistacsp.v17i32.18544. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/18544. Acesso em: 28 mar. 2024.