OS DESAFIOS DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA DA SOCIEDADE CIVIL NO CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (CONSEA)

Autores

  • Joana Tereza Vaz Moura

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v8i15.2347
Agências de fomento
Capes

Palavras-chave:

representação, sociedade civil, democracia

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender o processo de representação política exercido por organizações da sociedade civil no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional- CONSEA. Trata-se de compreender os impasses na relação dos representantes da sociedade civil com as suas respectivas bases e o modo como estas relações podem ou não contribuir para o aperfeiçoamento da democracia. A representação foi analisada a partir das trajetórias dos representantes, do processo de escolha dos representantes e das formas como estes se comunicam com a base. A existência de uma trajetória associativa densa e enraizada significa maior capacidade de intervenção nas discussões e possibilita a ocorrência de um processo de responsabilização social mais efetivo. Ao contrário da representação eleitoral tradicional, no CONSEA os representantes têm legitimidade pelo reconhecimento acerca de seu grau de competência e qualificação e não necessariamente do vínculo direto com a base. Porém, mesmo que não haja uma autorização formal, é preciso existir uma responsabilidade do representante em repassar e discutir as questões referentes ao tema com os integrantes do grupo e/ou beneficiários das políticas públicas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-12-2009

Como Citar

MOURA, J. T. V. OS DESAFIOS DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA DA SOCIEDADE CIVIL NO CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (CONSEA). Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 8, n. 15, p. p. 87–109, 2009. DOI: 10.48075/revistacsp.v8i15.2347. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/2347. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos