AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM PEQUENAS EMPRESAS COMERCIAIS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE COMBUSTÍVEIS

Sandro César Bortoluzzi, Luciane Tazinasso

Resumo

O atual mercado competitivo exige das empresas capacidade de resposta às necessidades que surgem em termos de gestão, assim sendo, percebe-se que as organizações precisam de ferramentas que permitam o acompanhamento de suas estratégias. O presente trabalho buscou elaborar um sistema de avaliação de desempenho por meio do balanced scorecard para uma empresa do comércio varejista de combustíveis. Para atender o objetivo deste trabalho realizou-se uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, por meio de um estudo de caso. Os dados foram coletados e analisados dentro das quatro perspectivas propostas pelo BSC: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento, e definiu-se 13 (treze) indicadores de desempenho, sendo 3 (três) financeiros e 10 (dez) não financeiros. Por fim, conclui-se que o balanced scorecard apresenta-se como uma ferramenta de apoio à gestão estratégica e avaliação de desempenho da empresa, capaz de proporcionar melhorias significativas nas atividades e processos da organização.

Palavras-chave

Avaliação de Desempenho. Pequena empresa. Balanced Scorecard. Gestão Estratégica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.