AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM PEQUENAS EMPRESAS COMERCIAIS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE COMBUSTÍVEIS

Autores

  • Sandro César Bortoluzzi
  • Luciane Tazinasso

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v11i20.5592

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho. Pequena empresa. Balanced Scorecard. Gestão Estratégica.

Resumo

O atual mercado competitivo exige das empresas capacidade de resposta às necessidades que surgem em termos de gestão, assim sendo, percebe-se que as organizações precisam de ferramentas que permitam o acompanhamento de suas estratégias. O presente trabalho buscou elaborar um sistema de avaliação de desempenho por meio do balanced scorecard para uma empresa do comércio varejista de combustíveis. Para atender o objetivo deste trabalho realizou-se uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, por meio de um estudo de caso. Os dados foram coletados e analisados dentro das quatro perspectivas propostas pelo BSC: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento, e definiu-se 13 (treze) indicadores de desempenho, sendo 3 (três) financeiros e 10 (dez) não financeiros. Por fim, conclui-se que o balanced scorecard apresenta-se como uma ferramenta de apoio à gestão estratégica e avaliação de desempenho da empresa, capaz de proporcionar melhorias significativas nas atividades e processos da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-10-2012

Como Citar

BORTOLUZZI, S. C.; TAZINASSO, L. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM PEQUENAS EMPRESAS COMERCIAIS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE COMBUSTÍVEIS. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 11, n. 20, 2012. DOI: 10.48075/revistacsp.v11i20.5592. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/5592. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos