Regime de metas de inflação: uma verificação empírica de sua eficiência

Autores

  • Pollyanna Paganoto Moura Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rodrigo Straessli Pinto Franklin Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v16i30.13157
Agências de fomento

Palavras-chave:

Metas de Inflação, Política Monetária, Produto, Emprego.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal verificar a eficiência do regime de Metas de Inflação proposto pela abordagem teórica dominante do mainstream. Para tanto, percorreremos o caminho desenvolvido historicamente pela estrutura teórica de onde emergiu esse regime a fim de evidenciar a fonte de seus pilares. Em seguida, verificamos o comportamento de sua execução para uma dada quantidade de países que adotam e não adotam o regime a fim de observar o diferencial conquistado em algumas de suas variáveis como taxas de inflação, crescimento do produto e desemprego. Por fim, apresentamos as conclusões alcançadas a fim de evidenciar se há vantagens no uso de uma política monetária como o regime de Metas de Inflação, que priorize a manipulação de uma variável, ou se políticas monetárias mais ativas, que levem em conta a instrumentalização de outras variáveis, poderão alcançar resultados mais satisfatórios para a política econômica como um todo. O principal resultado obtido é que, ao mesmo tempo em que não podemos afirmar que o regime de Metas de Inflação é o modo mais eficiente para controlar a elevação do nível de preços, ele parece penalizar o desempenho de outras variáveis macroeconômicas, tais como crescimento do produto e nível de emprego, sobretudo para o caso dos países em desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pollyanna Paganoto Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Economia do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGE/UFRGS.

Rodrigo Straessli Pinto Franklin, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Economia do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGE/UFRGS. Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES.

Downloads

Publicado

29-04-2021

Como Citar

PAGANOTO MOURA, P.; FRANKLIN, R. S. P. Regime de metas de inflação: uma verificação empírica de sua eficiência. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 16, n. 30, p. 103–120, 2021. DOI: 10.48075/revistacsp.v16i30.13157. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/6. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos